quarta-feira, 1 de março de 2017

Guiné-Bissau: concurso do Carnaval 2017

O bairro de Chão de Papel/ Varela sagrou-se vencedor do carnaval 2017 ao nível de grupos com 34,1 pontos. Devendo receber um prémio em dinheiro no valor de cinco milhões de francos cfa, que correspondem a 7.600 euros.

A região de Cacheu ficou na segunda posição com 33,5 pontos e levará três milhões de francos CFA como prémio, enquanto a região de Biombo que ocupa a terceira posição, com 29, 5 pontos, vai receber como dois milhões de francos CFA.

O Carnaval 2017 realizado sob o lema “Cultura como Factor de Inserção Social e Económica”, na Avenida Osvaldo Vieira, em Bissau, foi concorrido por 11 grupos representativos das diferentes regiões do interior da Guiné-Bissau e de alguns bairros de Bissau.

Biombo vence concurso nacional de rainha

A Rainha da Região de Biombo, Dercelina Nanque, foi a grande vencedora do desfile nacional da “Rainha do Carnaval 2017” com 84 pontos e receberá como o prémio uma soma de 1 500 000 (Um milhão e quinhentos mil) francos CFA, cerca de 2 300 euros.

O desfile nacional na categoria da Rainha, teve lugar na terça-feira, na Avenida Osvaldo Vieira em Bissau e contou com a participação de nove Rainhas, provenientes de algumas regiões e bairros de Bissau.

O concurso desta categoria encerra assim o desfile nacional do carnaval 2017 realizado durante dois dias, sob o lema “Cultura como fator de inserção social e económica”.

O evento contou com a presença do Primeiro-ministro, Úmaro  Sissoco Embaló,  da Primeira-dama , Maria Rosa Vaz, do Primeiro-ministro do Congo Brazzaville que se encontra de visita em Bissau.

Dercelina Nanque que se apresentou como a Rainha da região do Biombo, norte do país e que dista de algumas dezenas de quilómetros da capital Bissau, entrou no palco de pés descalços a semelhança de todas as concorrentes, vestiu a famosa ‘Saiá Budjugu’ e atou um laço vermelho na cabeça. Usou óleo de palma como creme que passou no corpo todo e usou ainda a cabaça pintada de cor da bandeira nacional como sutiã.

Na sua mensagem proferida em língua crioula, apelou a paz e o entendimento entre os políticos guineenses, pediu igualmente o engajamento das autoridades nacionais na promoção da cultura e no trabalho sério para fazer crescer a economia do país.

A menina Nanque, conseguiu uma atenção dos júris que estavam atentos na verificação de três aspectos considerados essenciais, nomeadamente a originalidade, a traje usada e a mensagem.

A segunda posição foi ocupada pela Rainha da Região de Quinará, que obteve 75 pontos e receberá como o prémio 1.000 000 (Um milhão) de francos CFA.

A rainha do grupo do bairro de Chão de Papel Varela (SAB), ficou na terceira posição com 66 pontos e levará o prémio de 500 000 (Quinhentos mil) francos CFA.

No final do desfile nacional, o titular da Cultura e dos Desportos, Tomás Gomes Barbosa, disse que o país precisa trabalhar para a consolidação do seu potencial cultural para que se possa desenvolver outros sectores.

“Espero que no próximo carnaval, estaremos em condições de cultivar ou apresentar mais de 30 danças de diferentes etnias que temos na Guiné-Bissau, a fim de atrair os turistas para virem mais vezes ao país.


 A Comissão Organizadora entrega no próximo sábado os prémios para os vencedores de diferentes categorias.

Sem comentários :

Enviar um comentário


COMENTÁRIOS
Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.