sábado, 8 de abril de 2017

Guarda Civil Espanhola entrega vedetas doado por este país amigo, à Guarda Nacional da Guiné-Bissau

O primeiro-ministro da Guiné-Bissau, Umaro Sissoco Embaló, saudou hoje a oferta do governo espanhol de duas vedetas rápidas para a fiscalização marítima nas águas guineenses.

As duas embarcações foram entregues ao chefe do governo guineense por uma equipa da Guarda Civil espanhola, que se encontra em Bissau no âmbito das relações de cooperação para o reforço da capacidade de fiscalização do mar da Guiné-Bissau.

Lourenço Coro, da Guarda Civil espanhola, assinalou que, a partir desta sexta-feira, as autoridades marítimas guineenses podem começar a utilizar os serviços de assistência técnica das duas embarcações e durante um período de três meses.

O responsável espanhol afirmou ainda que as duas embarcações poderão ajudar a Guiné-Bissau a fazer face ao tráfico de produtos ilícitos e ainda à emigração clandestina, fenómenos que considerou como ameaça global.

O primeiro-ministro, Umaro Sissoco Embaló, destacou, por seu lado, que as duas vedetas vão aumentar a capacidade operativa das autoridades marítimas do país, nomeadamente na fiscalização costeira.

«A doação vai reforçar o nível das relações sul-sul entre Guiné-Bissau e Espanha, frisou Sissoco Embaló, exortando para um bom uso das embarcações batizadas com os nomes de ‘Ocante da Silva’ e ‘3 de agosto’.


As duas vedetas, fabricadas de raiz em Espanha, são movidas por turbinas e chegam às águas guineenses dias depois de o presidente José Mário Vaz, ter anunciado que cerca de 90 navios estão a pescar de forma irregular na Zona Económica Exclusiva da Guiné-Bissau.

Sem comentários :

Enviar um comentário


COMENTÁRIOS
Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.