sexta-feira, 21 de setembro de 2018

REGISTO ELEITORAL 2018 NA GUINÉ-BISSAU: “VAMOS TRABALHAR E O CRONOGRAMA VIRÁ NO MOMENTO OPORTUNO”- AFIRMOU MINISTRA DE ADMINISTRAÇÃO TERRITORIAL

Parece que o próprio Chefe de Estado guineense, Sr. José Mário Vaz, está a contribuir na banalização do processo eleitoral.

Depois de quase um mês de atraso no processo de recenseamento eleitoral, tanto o Chefe do Governo como o PR foram-se recensear sem que tivessem feito uma única menção sobre a necessidade imperiosa de se ajustar o calendário eleitoral, em consequência dos atrasos verificados?!

José Mário Vaz e Aristides Gomes devem ser os únicos que ainda não compreenderam a falta de condições financeiras, técnicas, humanas e legais para a realização de eleições a 18 de Novembro do ano em curso.

Organizar as eleições à imagem da governação e da desordem dos últimos 4 anos será desastroso para o país.

Exigimos um novo Calendário Eleitoral, já. A liderança -- boa liderança-- requer uma firmeza na tomada de decisões. A incerteza é sempre detrimental à paz e à estabilidade sociopolítica.--Umaro Djau


A ministra de Administração Territorial, Ester Fernandes, disse na noite desta quinta-feira, 20 de setembro 2018, que o executivo juntamente com as estruturas encarregues de realizar o processo eleitoral vão continuar o trabalho do registo eleitoral, tendo assegurado ainda que o cronograma será apresentado oportunamente.

A governante falava à imprensa depois de uma reunião de cerca de uma hora mantida no Palácio da República, esta noite, com o Presidente da República, José Mário Vaz. A reunião que visa analisar os trabalhos feitos até aqui pelo executivo bem como as dificuldades enfrentadas, contou com a presença do Primeiro-ministro, Aristides Gomes e dos responsáveis das Comissão Nacional de Eleições (CNE) e do Gabinete Técnico de Apoio ao Processo Eleitoral (GTAPE).

Ester Fernandes, disse aos jornalistas que o Chefe de Estado pediu-lhes que trabalhem em conjunto a fim de passar para fora uma imagem de confiança aos partidos políticos bem como ao povo guineense.

Acrescentou ainda que o Presidente José Mário Vaz mostrou o seu apoio ao governo pelo seu trabalho do recenseamento, como também prometeu usar a sua influência junto aos parceiros para angariar mais fundos no sentido de ajudar o executivo neste processo.

Explicou que o ato de recenseamento eleitoral já está a decorrer em alguns círculos eleitorais de capital Bissau, tendo frisado que as pessoas estão a deslocar-se para as mesas do recenseamento.

Questionada sobre a existência de um novo cronograma de recenseamento exigido pelos partidos e organização da sociedade civil, a titular da pasta de Administração Territorial, disse que “o nosso propósito é trabalhar, vamos trabalhar e o cronograma virá no momento oportuno”.

“Estávamos a espera dos kits e que chegaram há dias. Começamos hoje o recenseamento eleitoral, naturalmente o cronograma vai surgir. A medida que vamos trabalhando, vamos ver o que está feito e o que está por fazer”, notou.

Sobre o início dos trabalhos do registo eleitoral na diáspora, Estes Fernandes explicou que deparam com algumas dificuldades no concernente aos vistos para os supervisores que deverão trabalhar na diáspora.

“O Presidente da República também mostrou-se preocupado com a questão da diáspora. Nós informamos ao Presidente que a partir da semana que vem, haverá dinheiro disponibilizado pelo governo que o PNUD já desbloqueou. A questão dos vistos será resolvida na semana que vem e os supervisores poderão iniciar os trabalhos”, notou.

Solicitado a esclarecer se o recenseamento vai ser de raiz ou actualização, informou que “se tivesse os dados já armazenados, isso facilitaria o trabalho, mas se não os tiver, terá de ser de raiz”.

Sem comentários :

Enviar um comentário


COMENTÁRIOS
Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.