quinta-feira, 27 de junho de 2013

Obama vai à África do Sul com esperança de visitar Mandela

O país de Nelson Mandela é a última parada da tour africana do presidente dos Estados Unidos

​O primeiro presidente negro dos Estados Unidos deve desembarcar nesta sexta-feira na África do Sul para, entre outros compromissos oficiais, visitar o ex-presidente Nelson Mandela, internado desde 8 de junho em um hospital de Pretória. O encontro, se ocorrer, será histórico. Obama conheceu Mandela quando foi eleito senador, mas nunca encontrou o primeiro presidente negro da África do Sul após se tornar chefe do Executivo americano.

O presidente americano está em viagem pelo continente africano. Nesta quinta-feira, no Senegal, Obama classificou Mandela de "herói para o mundo". Para o americano, Madiba, 94 anos, "quando deixar este mundo (...), todos saberemos que seu legado é um dos que perdurarão no tempo".

A visita de Obama está condicionada à vontade da família Mandela. A Casa Branca informou nesta quinta-feira que, por enquanto, Obama manterá os compromissos já agendados com o governo sul-africano.

Na manhã desta sexta-feira, Obama participa de um encontro sobre segurança alimentar. Depois, ele não tem eventos públicos programados e poderá visitar Mandela a qualquer momento do dia. Obama também deve visitar Robben Island, onde Mandela passou 24 anos na prisão.

Sem comentários :

Enviar um comentário


COMENTÁRIOS
Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.