sábado, 31 de agosto de 2013

Angola: Isabel dos Santos é rica, mas ela sonha

Classificada como a primeira mulher bilionária africana pela revista Forbes, a angolana Isabel dos Santos é agora forçado a sair das sombras. No entanto, ela tem a intenção de controlar totalmente sua entrada em cenas.

Ela é linda, rica e inteligente ... Isabel dos Santos, 40 anos, parece viver um conto de fadas perfeito. Aparentemente, tudo ela consegue. Tanto nos negócios, como na vida privada . Empresária- sábia, ela tem uma grande carteira de ações na Telecom ( a Unitel , a primeira operadora em Angola, e Zon , a segunda maior em Portugal) e finanças ( Banco Internacional de Crédito, BIC, quarto banco angolano e o Banco Português de investimento, o BPI quarto Banco de Portugal). Família ao lado, ela é casada com o colecionador de arte congolês Sindika Dokolo - filho do ex- banqueiro de Kinshasa, Augustin Dokolo - com quem tem três filhos. Ela é contrário a sua meia-irmã , Tchizé dos Santos, que evita o jet set e os tablóides . Ela não quer imitar seu irmão do meio, José Filomeno dos Santos, que se orgulha em política. "Princesa", como ela é apelidada pelos angolanos é discreta e trabalhadora. Não há entrevistas, poucas aparições públicas ... Como o seu pai, José Eduardo dos Santos, o Chefe de Estado angolano , segue-se o famoso ditado " para viver feliz, viva escondido".

O problema é que a partir deste ano, Isabel está no centro das atenções em todo o mundo . Em janeiro, a revista Forbes descreveu-a como a mulher mais rica do continente, e até mesmo como a primeira bilionária mulher africana em dólares. Longe vão os dias em que ela estava viajando incógnito entre Luanda e Lisboa em um avião vestindo jeans rasgados e uma T -shirt. Ao seu lado, a babá de seus filhos parecia mais elegante! Hoje, a mulher executiva vestindo ternos e viajando de jatinho particular . Em 29 de maio foi em um Legacy da Embraer 600 que foi para Marrakech para participar, com vários líderes da Unitel, para participar da assembleia geral 48, do Banco Africano de Desenvolvimento ( BAD) . A mulher deve assumir a sua posição e, assim, revelar um pouco. Ela começa a participar de seminários econômicos, como o New York Forum África que se realizou de 14 de junho a  16 de 2013 em Libreville . E, especialmente, em eventos pequenos, ela deu sua primeira entrevista final em março ao Financial Times ( FT ) de Londres.

Isabel dos Santos : a menina dos ovos

Além da mensagem central da entrevista ( " Eu não faço política, eu estou fazendo negócio! " ), todos os meios de comunicação em Luanda mantiveram esta frase: "Desde que eu era pequena, eu tive a sensação de negócios aos 6 anos de idade, eu vendia ovos. " Obviamente, a imprensa angolana teve um dia de campo. A princesa tornou-se, "a menina dos ovos " ... Mas a parte mais interessante da entrevista foi em outro lugar. Como todos os filhos de chefes de Estado, Isabel quer provar que pode ter sucesso sem a ajuda do pai. Então ela tacha. Por um lado, reconhece o papel de seu pai. "Tudo que ele faz , é quase como uma nuvem em cima de mim ", diz ela, passando a mão sobre a sua cabeça . Por outro lado, ela não assume completamente. Quando a FT a interroga  sobre a sua relação com o general Leopoldino Fragoso do Nascimento, ela esquiva duas vezes.

Quem é este geral, que os angolanos chamam de " Dino " ? Um dos três homens que José Eduardo dos Santos confia a chave do cofre forte de angola, com o general Manuel Hélder Vieira Dias, chamado de Kopelipa e Manuel Vicente , o ex-petroleiro, hoje vice-presidente . Claro, que não é vendendo ovos que Isabel começou a sua carreira . Nasceu em Baku (Rússia), fruto do casamento de seu pai com um campeã de xadrez russa, a jovem mestiça estava estudando engenharia no Kings College , em Londres. Em seguida, ela voltou para Luanda, onde abriu um restaurante. Sem sucesso. Em 1999, a mudança de marcha. Ela assume a direção do controle Limpeza Urbana, que tem o monopólio da limpeza da cidade. Então, em 2001, ela entrou com capital na Unitel, em seguida, tornou-se seu diretor . Quem controla as duas empresas através do grupo Geni ? Geral Dino ...

Teria feito isso sem ajuda do pai? A questão tornou-se ainda mais clara em 2007, quando o jornal italiano La Stampa publicou - sob o título " A Deusa Negra da intriga " - uma interrogação que busca os assuntos ligados a negócios entre Isabel e Palazzolo Vito, um líder da máfia siciliana, e apresentada como a candidata de um império financeiro que pertencia a seu pai. Ela imediatamente atacou o jornal por difamação. E, em sua denúncia, há a seguinte afirmação: " Eu sou a filha do presidente José Eduardo dos Santos e gerencio qualquer coisa bem, muito menos um império financeiro, que pertence ao presidente - "um império " que não existe, simplesmente . " Réplica de Rafael Marques, o famoso jornalista angolano, que em 2008 criou Maka Angola, uma ONG anti- corrupção, "Onde Isabel dos Santos encontrou o dinheiro para se tornar um acionista da Unitel, uma das maiores empresas privadas de Angola? " Abel Chivukuvuku, o número dois da oposição, a ironia mordaz : "Estamos orgulhosos de ter conosco a mulher mais rica africana, como ela construiu sua fortuna em menos de dez anos. .. "

Seu segredo : " Cercado de sabedoria"

Isabel é apenas uma filhinha de papai? Não é tão simples . Obviamente, as relações com o seu pai foram muito úteis. Dinheiro? Sem dúvida . Mas nem todas as pessoas de negócios que lidam com ela - incluindo o magnata Português Américo Amorim, que está em conflito com ela - concorda que é uma estrategista . Se Pascaline Bongo, filha de Omar, ex-presidente do Gabão, administra toda a fortuna adquirida por seu pai, Isabel dos Santos, ela, é a herdeira que se tornou magnata . Seu segredo ? "cercado de sabedoria ", diz ela . Em Angola, não se faz nada para perturbar seus patrocinadores : Dino Kopelipa, Vicente e diamante Noé Baltazar . Em Portugal, ela formou uma equipe forte em torno de dois homens : o gestor Mário Filipe Moreira Leite da Silva - ela bateu o grupo Amorim - e o advogado Jorge de Brito Pereira.

É o dia em que seu pai comemora - Trinta e quatro anos no poder - ele não está lá para protegê-la? Metodicamente, a jovem tece em torno dela uma rede de seguidores. Em 2002, o dia do casamento nos jardins do Palácio Pink - sede da Presidência, em Luanda - uns cerca de mil convidados de muitas partes do mundo estavam presentes, incluindo José Manuel Barroso, o Primeiro Ministro Português na época. Mas ela se cerca principalmente de algumas dezenas de parentes . Todos os anos, com seu marido, ela convida- de maneira mais discretamente possível, em um local de sonho. Um iate em Ibiza, nas Ilhas Baleares . Ou um palácio em Marrakech - foi o último ano em comemoração ao seu 39º aniversário.

Segundo o testemunho entrevistado por Jeune Afrique foi em um sumptuoso hotel-ilha no arquipélago das Maldivas, um lugar livre de qualquer imagem de caçador, que a jovem bilionária celebrou seu 40 º aniversário em abril. Em torno dela e seu marido, quarenta famílias. Alguns de seus irmãos, mas nem José Filomeno e nem a irmã Tchizé foram mostrados. Especialmente só os amigos. Isabel adora champanhe. Com sua voz muito doce, ela recebeu seus convidados com um copo na mão . No ano passado, a mesma mulher estava na porta de uma vigília da Unitel que não tinha reconhecido ela e não queria deixá-la entrar no negócio sem um distintivo. Isabel, uma vez em seu sorriso sedutor que o historiador angolano Carlos Pacheco apelidou de " arrogância do grande petróleo".

1 comentário :

  1. Na verdade Isabel dos Santos é uma mulher de sucesso, sem dúvida, naturalmente que o seu pai teve influencias nos seus negócios, para além de ter casado com um banqueiro. Eu como Angolano,nascido e criado em Angola, gostaria de ver o nosso Povo a viver melhor e isso é possível desde que haja vontade da parte do Poder.Faço votos para que amanhã não venha a acontecer o que aconteceu com outros países africanos, o Povo pode consar-se de sofrer.

    ResponderEliminar


COMENTÁRIOS
Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.