quarta-feira, 4 de setembro de 2013

FREHU-N-FLIF Nº 22: NACIONALISTAS E A PROMOÇÃO DE VALORES POSITIVOS DO POVO GUINEENSE

PELAS FUTURAS GERAÇÕES

A NOSSA MENSAGEM

Pelas Futuras Gerações e pela nossa! Da profundeza dos Tempos, aportamos à nossa Época!
Trazemos a Sabedoria dos Antigos e do nosso Tempo! Não renegamos a nossa Cultura nem rejeitamos o contributo válido de qualquer outra! Compreendemos melhor o Passado e perspectivamos na medida justa o nosso Futuro Colectivo!

Com o presente Blogue, queremos dar o nosso contributo para uma reflexão isenta sobre o nosso País e a Sociedade que temos ou queremos ter. Não pretendemos ter o exclusivo da Verdade! Reflectimos sobre o que achamos de interesse comum, como contributo para o nosso Desenvolvimento Colectivo, para o qual você está convidado a ter Opinião!

Essa reflexão é necessária para a afirmação e definição de uma Cidadania responsável e para a melhoria da qualidade da nossa Sociedade, determinante para o sucesso ou insucesso de qualquer processo de Desenvolvimento Humano. Um Povo sem Regra de Vida (em Família, na Escola, na Economia, na Política, etc) torna-se um estropício para o resto da Humanidade, a começar por si próprio.

A Vida dos Povos é comparável à uma Corrida de Estafeta em que cada Nova Geração deve fazer a Melhor Corrida possível de modo a Transmitir à Geração Seguinte o Testemunho da sua Competência Global em condições de alcançar a Vitória Final.

Venha connosco! Para o Futuro! Pelas Futuras Gerações que, sem culpa, irão sofrer pelos Erros que a nossa Geração está cometendo contra si própria, tornando-se causa remota do seu possível fracasso ou desconforto, quando já cá não estivermos!

Nós estamos a bordo, buscando o rumo certo! Aceite o nosso convite!

O caminho é longo e movediço! Mas é o caminho! Somos os

INTELECTUAIS BALANTAS NA DIÁSPORA!


PENSAMENTO DO DIA


NACIONALISTAS E A
PROMOÇÃO DE VALORES
POSITIVOS DO POVO GUINEENSE
---------------------------X--------------------------


A Guiné – Bissau é um Pais cujo território é povoado por diferentes Etnias que, em si mesmas, constituem um bem nacional, pois delas emergem diferentes valores culturais, morais e linguísticos (dialectos) que se manifestam de diferentes formas (danças tradicionais, cânticos, etc…).

O Povo Guineense é uma resultante dessa diversidade multiétnica, que nos caracteriza e constitui a nossa riqueza humana, a qual nos diferencia dos outros povos do Mundo.

No Mundo Globalizado, os Valores Nacionais devem (mais que nunca) ser objecto de promoção constante, a levar a efeito, pela nossa gente (a gente Guineense comprometida com o desenvolvimento e prosperidade da Nação, que somos ou queremos ser, quer vivam na diáspora, quer no território nacional.

Um bom exemplo dessa forma de estar, no Mundo Globalizado, é-nos dado pelos nossos Irmãos da Etnia Manjaca, emigrados em França, que ensinam aos filhos, nascidos Franco-Guineenses, a sua língua de origem (manjaco), o que constitui uma demostração clara do valor que dão à sua Cultura Materna, para que não se perca, mesmo vivendo fora do nosso Território.

É um bom exemplo para todos, que deve passar de geração em geração, tanto para os Guineenses que trabalham no estrageiro ou nos organismos internacionais.

A principal razão é que não devemos renegar os valores nacionais, mas aceitá-los, com orgulho, promovendo os seus aspectos positivos e corrigindo os negativos, através da experiência e contactos com os outros povos de Mundo.

Nos primórdios da nossa luta pela Independência Nacional, os nossos dirigentes históricos souberam pensar, na essência dos Valores Nacionais, expressando-a no seguinte lema: Unidade, Luta e Progresso.

Desse modo, demonstram que sabiam que, no Território Guineense, existem diferentes Etnias (historicamente consolidadas, culturalmente), cada qual com os seus próprios Valores Culturais, que precisam de se unir para o bem de todos. Foi isso que fizeram e conseguiram, mesmo com um número escasso de quadros superiores.

Com esse lema, souberam lançar o símbolo da Nação: o Hino Nacional, que devemos meditar e sentir na nossa vida diária.

O nosso Hino Nacional reveste-se de uma simbologia que assenta nos valores positivos que caracterizam as nossas diversas Etnias.

Pelo seu profundo significado, citamos os seguintes versos do Hino, que a maior parte de nossos Concidadãos conhece: ”… Ramos do mesmo tronco, Olhos na mesma luz: Esta é a força da nossa união! Cantem o mar e a terra A madrugada e o sol Que a nossa luta fecundou, …“

A sua mensagem profunda serve de pedra angular da Unidade Nacional do Povo Guineense rumo ao Progresso e ao Desenvolvimento.

Guineenses, vamos acreditar! Vamos acreditar no nosso futuro colectivo, porque temos muitos e bons valores para acrescentar aos valores globais do resto da Humanidade, para a edificação de um Mundo mais solidário e cooperante.

Cabe a cada Guineense cumprir, de forma responsável, a sua parte da tarefa nesse projecto global.

Só, assim, estaremos a fazer da Guiné-Bissau um lugar melhor para se viver: para as futuras Gerações e para a nossa!

Não queira, pois, fazer parte dos Culpados da História pela Pobreza do nosso País e pela imagem distorcida e injusta como somos vistos pelo resto da Humanidade, em contraste flagrante com a Nobreza dos nossos Valores, dos nossos antigos Costumes, onde imperava a Lealdade e Honestidade, Respeito e Consideração pelo Indivíduo e pela Liberdade e onde a Solidariedade Intergeracional fluía, de forma natural, como garantia da estabilidade e segurança social, espontaneamente, assumida.

(até próxima edição)

PARTICIPA COM A TUA OPINIÃO!

Conhecendo a realidade do País, você estará colaborando para a Paz e Estabilidade Política e Social da Guiné-Bissau, pela Verdade e Justiça! Por isso, leia o nosso próximo Tema, neste blogue.

Colabore connosco. Dê a sua sugestão por uma Guiné Melhor, mais Digna e Desenvolvida. Esse é o nosso objectivo! Nada mais!

8 comentários :

  1. MEUS IRMAOS IBD, DE ENTRE TODOS OS ARTIGOS QUE LI ATÉ A DATA PRESENTE, NAO SEI, SE HAVERÁ O SURPREENDENTE IQUAL A FREHU -N- FLIF Nº22. PORQUE, AQUI, VIBROU-SE UM DOS MELHORES EXEMPLOS DO PATRIOTISMO( AMOR A PÁTRIA). A NOVA GERACAO PRECISA DOS EXEMPLOS DESTE TIPO PARA ASSIM, COMPREENDER MELHOR A HISTÓRIA DO PÁIS. Abéni a todos Guineenses.

    ResponderEliminar
  2. A tradição é a base da sublimação de qualquer que seja cultura. A sua qualidade reside no fato de podermos dar o que de melhor ela presenta. O povo Manjaco na verdade, é um exemplo e isso é orgulho do país. Não hajam dúvidas quanto a esse aspeto e muitos outros que possam contribuir para o incremento cultural, social e relacional

    ResponderEliminar
  3. Paulo Nancabú Não sei porque razao tens de insultas os Balantas.

    ResponderEliminar
  4. Helénio César de Carvalho É facil perceber a ira da colega Aisa Costa, até porque usou linguagem inadequada para já no nosso ceio, más...,másss..., sei eu como muitos que esta é a página simplesmente dos cubanitos.

    ResponderEliminar
  5. Paulo Nancabú Helénico creo que no tienes porque comprender la ira de Aisa Costa porque quien insulta cualquier etnia en Guinea Bissau esta fomentando el tribalismo en nuestra querida tierra. Nosotros como cubanitos y guineanos no tenemos que incentivar las personas que quieren separar Guinea Bissau.

    ResponderEliminar
  6. Paulo Nancabú Helénio creo que no tienes porque comprender la ira de Aisa Costa porque quien insulta cualquier etnia en Guinea Bissau esta fomentando el tribalismo en nuestra querida tierra. Nosotros como cubanitos y guineanos no tenemos que incentivar las personas que quieren separar Guinea Bissau

    ResponderEliminar
  7. Wed Lopes CORDURA, CORDURA y mucha CORDURA, porque la vamos a necesitar. Como humanos, somos propensos a equivocarnos y lo que nos engrandece es: excusarse después de haber reconocido la equivocación. No dudo de la cualidad de ningún compañero y podría -para quedar bien- decir que entiendo y comparto las palabras del compañero Helénio César de Carvalho, pero no las puedo compartir, porque la compañera Aisa Costa se ha equivocado y lo que debemos hacer -mejor en privado- es hacerla ver que se ha pasado y debe excusarse por su lenguaje malsonante y remover su comentario, por lo tanto NO ES FÁCIL comprender su ira. Se necesita mucha sensibilidad para hablar de este tema y si estamos insensibles, mejor abstenerse de opinar y aguardar el momento de máxima inspiración. La ira y el odio son sentimientos incompatibles con los valores que motivaron la creación de este GRUPO. Por lo que hemos vivido, tenemos mucho en común, pero también tenemos opiniones divergentes que no hace más que enriquecer nuestro debate. No debemos caer en la tentación de encasillar a la gente porque pertenecen a A, B o C, y colocar en el bando enemigo cualquier atisbo de discrepancia, eso es una practica típica del pensamiento único.No pertenezco ni a A, B ni C; Soy "GUINEENSE" y pertenezco a todas las tribus que componen ese mosaico, y me siento orgulloso de serlo. Parafraseando a Reverte: "no tengo ideología ni tribu porque tengo BIBLIOTECA". Buenas tardes a tod@s.

    ResponderEliminar
  8. Wed Lopes CORDURA, e muitas CORDURA CORDURA pois vamos precisar. Como seres humanos, estamos propensos a erros eo que nos faz grandes é dispensado depois de reconhecer o erro. Sem dúvida, a qualidade de qualquer companheiro e poderia ser bem-dizer que entendo e compartilhar as palavras de César de Carvalho elecampane companheiro, mas não posso compartilhar porque o companheiro Aisa Costa está errado eo que devemos fazer-melhor em particular, é fazê-la olhar que foi aprovada e deveria pedir desculpas por sua irreverência e retire o seu comentário, por isso não entendo EASY sua raiva. É preciso muita sensibilidade para discutir este assunto e se são insensíveis, o melhor de expressar uma opinião e aguardam o momento de inspiração máxima. Raiva e ódio são sentimentos incompatíveis com os valores que motivaram a criação deste grupo. Pelo que temos vivido, temos muito em comum, mas também têm opiniões divergentes não faz nada, mas enriquecer a nossa discussão. Não devemos cair na tentação de rotular as pessoas, porque eles pertencem a A, B ou C, e colocado no inimigo qualquer indício de desacordo, que é uma prática típica pensei único.No pertencem nem a A, B ou C; I "guineense" e pertencem a todas as tribos que compõem o mosaico, e estou orgulhoso dele. Reverte paráfrase: "Eu não tenho nenhuma ideologia ou tribo porque eu tenho BIBLIOTECA". Boa tarde a todos s.

    ResponderEliminar


COMENTÁRIOS
Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.