O presidente em exercício do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (APIGC), Manuel Saturnino da Costa, desaconselhou ontem o regresso ao país do primeiro-ministro deposto e líder do partido, Carlos Gomes Júnior que vive actualmente exilado em Portugal.
Em julho anunciou em declarações à agência Lusa que pretende regressar à Guiné-Bissau para concorrer à presidência da república.
Em declarações aos jornalistas, à margem de uma reunião do comité central do PAIGC, Saturnino da Costa disse que não aconselha Carlos Gomes Júnior a voltar ao país porque não pode garantir-lhe segurança.
"Se eu mesmo não tenho segurança para a minha pessoa, como posso garantir segurança para Carlos Gomes Júnior? Não o aconselho a voltar ao país nestas circunstâncias", afirmou Saturnino da Costa.
As autoridades civis e militares que controlam a Guiné-Bissau na sequência do golpe de Estado têm repetido que Gomes Júnior pode regressar ao país, mas sem privilégios de segurança - ou seja, sujeitando-se às condições normais de segurança que são garantidas a qualquer cidadão
O Procurador-geral da República, Adbu Mané, anunciou ainda que, se Carlos Gomes Júnior voltar ao país, poderá ser detido no âmbito de alegados processos-crimes em que é tido como suspeito.
Paulo Carlos Junior O mundo é assim,hoje você quer voltar a sua pátria mas não pode devido ao seu mau atitude e arrogância que fez durante o seu mandato.Em 2005 o Nino Vieira anuciou o regresso ao País para se apresentar na JUSTIÇA isso caiu como uma bomba no seu ouvido.Em geito de resposta como primeiro ministro na altura que você disse na TELEVISÃO DE CABO VERDE,de que você não tem segurança para ele.
ResponderEliminarPaulo Carlos Junior DEPOIS DE REGRESSO FORÇADO DE NINO VIERA SENHOR ACUSOU OS MILITARES SÃO OS RESPONSÁVEIS DE REGRESSO DE UM HOMEM SANGUINÁRIO,ASSASSINO,COMO NÃO BASTA-SE RESOLVEU FAZER UMA CAMA NÃO IRÁ LEVANTAR MAIS.AGORA É SUA VEZ NINGUÉM POSSA GARANTIR A SUA SEGURANÇA ATÉ VICE PRESIDENTE DE SEU PARTIDO LHE DIZ COM TODA VERDADE DE HÁ SEGURANÇA PARA ELE QUANTO MAIS VOCÊ,CADOGO ANTES DE REGRESSAR FAVOR DE LEVAR CONSIGO OS AMIGOS DE PARTIDO DE VOLTA COMO :DEPUTADO HÉLDER PROENÇA,MINISTRO BACIRO DABO.TAMBÉM MOSTRAR OS GUINEENSES ONDE FOI ENTERRAR O SEU OPOSITOR DE PARTIDO ROBERTO CACHEU QUE MANDOU QUEIMAR AO VIVO.
ResponderEliminarPaulo Carlos Junior Cadogo bu mau dimas,abo i igual Adolfo Hitler
ResponderEliminarSe o senhor quer voltar ao país é porque tens muito pecado, e que deves pagar, se não tens pecado vais ficar ali para sempre até a sua morte. você está na mira se te voltares então leva a sua caixa de inteiro.
ResponderEliminarCriminoso muito criminoso Carlos Gomes Junior Guiné Bissau não há ponta do seu pai como você tas apensar.Codogo abo bu ka tem vorgonha na cara bu diskisi tudo kel ki bu faci ke kel ki bu fala na 2009 ki bu na cabo verde bu faz um discurso de porkaria bu fala bu teme kau de poi ke rupianho kena dana Guiné bu pensa Guineenes burro suma abo nkasibi nde ku sai ku coragem bu na paga tudo pékado ku bo cumete na bu governasao .
ResponderEliminarse o Cadogo Jr, realmente quer regressar ao pais, ele deveria ter pensado antes no que ele tinha feito... no mandato dele, ele admitiu de não ter segurança para um assassino desgraçado "Nino Veira", se bem que ele é um hibrido e um politico violento.
ResponderEliminarassassinou seus colegas pela luta do trono, agora se quiser voltar ao pais,terá que responder na justiça pelos seus crimes seu sanguinário !!!