domingo, 27 de outubro de 2013

A CEDEAO vai pagar todo orçamento das eleições na Guiné – Bissau





FREHU-N-FLIF Nº 23

PELAS FUTURAS GERAÇÕES

A NOSSA MENSAGEM

Pelas Futuras Gerações e pela nossa! Da profundeza dos Tempos, aportamos à nossa Época!
Trazemos a Sabedoria dos Antigos e do nosso Tempo! Não renegamos a nossa Cultura nem rejeitamos o contributo válido de qualquer outra! Compreendemos melhor o Passado e perspectivamos na medida justa o nosso Futuro Colectivo!

Com o presente Blogue, queremos dar o nosso contributo para uma reflexão isenta sobre o nosso País e a Sociedade que temos ou queremos ter. Não pretendemos ter o exclusivo da Verdade! Reflectimos sobre o que achamos de interesse comum, como contributo para o nosso processo de Desenvolvimento Colectivo, para o qual você está convidado a ter Opinião!

Essa reflexão é necessária para a afirmação e definição de uma Cidadania responsável e para a melhoria da qualidade da nossa Sociedade, determinante para o sucesso ou insucesso de qualquer processo de Desenvolvimento Humano. Um Povo sem Regra de Vida (em Família, na Escola, na Economia, na Política, etc) torna-se um estropício para o resto da Humanidade, a começar por si próprio.

A Vida dos Povos é comparável à uma Corrida de Estafeta em que cada Nova Geração deve fazer a Melhor Corrida possível de modo a Transmitir à Geração Seguinte o Testemunho da sua Competência Global em condições de alcançar a Vitória Final.

Venha connosco! Para o Futuro! Pelas Futuras Gerações que, sem culpa, irão sofrer pelos Erros que a nossa Geração está cometendo contra si própria, tornando-se causa remota do seu possível fracasso ou desconforto, quando já cá não estivermos!

   Nós estamos a bordo, buscando o rumo certo! Aceite o nosso convite!

O caminho é longo e movediço!   Mas é o caminho! Somos

OS INTELECTUAIS BALANTAS NA DIÁSPORA

PENSAMENTO DO DIA


CEDEAO FINANCIA ELEIÇÕES
GERAIS NA GUINÉ-BISSAU
--------------------x----------------------

A CEDEAO (Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental) vai financiar as Eleições Gerais na Guiné-Bissau, suportando todos os encargos do Orçamento Eleitoral Guineense.

O Presidente Guineense, Serifo Nhamajo, vindo da cimeira extraordinária da CEDEAO, realizada em Dacar, afirmou que esta Organização Regional disponibilizou-se a pagar todo o Orçamento das Eleições Gerais na Guiné - Bissau.

O presidente espera anunciar, na próxima Quinta-Feira, a data exacta das Eleições Gerais, previstas para 24 de Novembro, e garantiu ter obtido fundos para que o prazo estipulado por lei seja cumprido.

O Presidente Guineense Serifo Nhamajo já regressou da Cimeira Extraordinária da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), que teve lugar, esta Sexta-Feira, na Capital Senegalesa, onde ficou resolvido o problema dos fundos necessários para a realização das Eleições, prevista para 24 de Novembro, com a garantia de disponibilização dos mesmos por parte desta Organização Regional.

Face aos atrasos no Recenseamento parece ser inevitável o adiamento do pleito e, nesse sentido, Serifo Nhamajo afirmou, este sábado, que espera anunciar, na próxima Quinta-Feira, a data exacta para as Eleições Gerais Guineenses.

Esta decisão da CEDEAO, verdadeiramente histórica, reflecte a maturidade política do Continente Africano (e da Sub-Região em que se enquadra), numa clara opção pela dignificação internacional da sub-Região, fazendo com que a Guiné-Bissau fique, desse modo, subtraída, à uma certa chantagem corporativa, no âmbito da política internacional, protagonizada pelo actual representante da ONU, na Guiné-Bissau (Ramos Horta), que, desse modo, fica completamente desautorizado para interferir no processo politico-eleitoral da Guiné-Bissau, esvaziando de conteúdo a sua maquiavélica agenda política, anunciada para o período pós-eleitoral da Guiné-Bissau.

Com efeito, do gesto inovador da CEDEAO depreende-se uma clara censura política, irrevogável, de todos os Países da CEDEAO, e da UA em geral, à actuação do Dr. Ramos Horta, na Guiné-Bissau, refém, desde a primeira hora, da sua própria inabilidade política, prisioneiro das suas simpatias particulares por uma liderança política dependente da Guiné-Bissau, em função de interesses inconfessáveis, recentemente desvendados, através do anúncio da intenção de contratação de técnicos internacionais para controle das principais Fontes de Receitas do Estado da Guiné-Bissau. E quem iria contratar?!...

Nessa perspectiva, poderá considerar-se esta decisão da CEDEAO uma sonante bofetada sem mão ao oportunismo político de uma certa representação internacional, chantagista e sem escrúpulos, mas, também, à irresponsabilidade política de uma certa Comunidade Internacional, sem princípios éticos, nem valores, manipuladora e pobre de espírito, absolutamente incapaz para se apresentar como exemplo de dignidade e boas práticas no contexto internacional.

Interesses? Só interesses!... Mesquinhos e iníquos!...

Compete aos Guineenses defender a sua dignidade nacional, apesar de todas as dificuldades, a que o nosso Povo foi sujeito, nos últimos dezoito meses, devido ao bloqueio internacional dos apoios de que carece.

A mudança de que o País precisa está no Poder do Voto, que esta decisão da CEDEAO torna possível a todos os Cidadãos da Guiné-Bissau com capacidade eleitoral.

Por isso, pode-se estimar que o Dr. Ramos Horta tem os dias contados para o regresso ao seu País de origem, para a recuperação da Dignidade Nacional, da Paz e Estabilidade, entre Irmãos!


tchogue 

1 comentário :

  1. Agostinho Moura Comunidade Econômica de África Ocidental (CEDEAO) mostrou as outras organizações internacional de que tem força financeira de assumir por inteiro o processo Eleitoral na Guiné Bissau.Depois de vários promessas de outras organizações que nem quer concretizou.Já esta na hora estados membros ajudar os fracil a resolver os seus problemas em vez de esperar os que dizem que mais importante,desta vez CEDEAO fez o importante papel na Eleição na Guiné Bissa

    ResponderEliminar


COMENTÁRIOS
Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.