domingo, 8 de dezembro de 2013

Kumba Ialá realça valor do futebol na afirmação portuguesa



O antigo líder guineense esteve presente na tomada de posse dos novos dirigentes do Benfica de Bissau.

Kumba Ialá realça valor do futebol na afirmação portuguesa

O antigo presidente da Guiné-Bissau Kumba Ialá destacou hoje o papel do futebol e do Benfica na afirmação de Portugal e da cultura portuguesa no Mundo.


Kumba Ialá discursou na tomada de posse dos novos corpos sociais do Benfica de Bissau, liderados pelo empresário português Sérgio Marques, de 41 anos.

«O futebol é um ato de cultura. Portugal e a cultura portuguesa são hoje conhecidos no Mundo graças à contribuição do futebol e do Benfica, sobretudo», referiu.

Vestido com uma camisola número nove do Benfica, que tinha o seu nome nas costas e do ex-avançado angolano do clube da Luz, Mantorras, o ex-presidente guineense sentou-se na primeira fila de convidados que assistiram a tomada de posse de Sérgio Marques num hotel de Bissau.

«Estou aqui como desportista e um grande benfiquista», assinalou Kumba Ialá, que desejou sorte ao presidente eleito do Benfica, a quem agradeceu a «amabilidade do convite».

Falando do papel de futebol na afirmação da cultura portuguesa, defendeu que no mundial de 1966 «Portugal foi claramente roubado» pela forma como foi eliminado das meias-finais da competição.

«Portugal podia ganhar aquela taça, se não tivesse sido roubado», referiu Kumba Ialá, sem esquecer a contribuição de «grandes jogadores do Benfica» naquela seleção, nomeadamente Eusébio, Simões e Mário Coluna.

Enquanto estudante em Portugal, na década de 1970, Ialá jogou futebol no Louletano e daí a sua conhecida paixão pelo desporto-rei.

Hoje, ao dirigir-se para o palanque onde ia discursar, Kumba Ialá ainda simulou uns passos de futebol, provocando a gargalhada geral da assistência.

À tomada de posse de Sérgio Marques como sétimo presidente do Benfica de Bissau compareceram vários elementos da comunidade portuguesa e cerca de uma centena de adeptos.

Sem comentários :

Enviar um comentário


COMENTÁRIOS
Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.