quinta-feira, 6 de março de 2014

Opinião : Para futuro eleito o presidente da república da Guiné - Bissau nas próximas eleições!


Faça de conta que este é opinião de um cidadão que chora vertendo lagrimas para dentro de si- as lagrimas invisíveis. A Guiné-Bissau, terra pikininu na tamanhu, ma garandi na fama:

Partindo da firmação emblemática supracitada, que contextua realmente o espírito guerreira deste pequeno pedaço de Terra (Pais) no contexto do combate ao Imperialismo Internacional, e afirmar autodeterminação do seu Povo. Aqui o protagonista, foi Amílcar Cabral, ele soube demostrar a sua imensa dimensão de Homem Global intenda-se Guineense, de Origem mestiço-tribal com o resto de Mundo- dizia eu, ele soube assumir o protagonismo e a coragem de coordenar as Resistências contra a dominação Imperial no seu País, na África e no Mundo.

Sim claro que podemos! Podemos repetir o Cabral, porque foi com ele que conseguimos ter história conhecido e que descreveu afirmação da Guiné Bissau e o seu povo.

A título do exemplo, o Timor Leste na Asia, pode testemunhar isso, a viagem de Comboio do Dr. Savimbi para Estudar na Suíça foi pago por Cabral. Ele foi a Angola, ajudou fundar MPLA, Foi o Interlocutor direto do projeto ante Imperialista de África, perante as Nações Unidas e na Igreja de ROMA. Ele era sempre uma Inovação.

Com esta histórica Inspiradora do nosso Líder, com legado que ele deixou a pertença de todos guineenses e não só, digo eu.
Se fosse eu eleito presidente nestas eleições, teria sem sombra de dúvidas, propor ao primeiro-ministro eleito e aos deputados, uma alteração da constituição, ou seja olhando para os feitos de Cabral, introduzia uma inovação na nossa constituição, baseada na realidade do país.

Mais de que nunca, o País precisa de ser Governado por Consensos: porque a nossa realidade de fundo assim o exige nesta fase. Pois, o COPY-PASTE da Democracia dos outros Tempos longínquos, pode não bastar para arrancar o “Motor” que já esta engripado num País (com quase 70% de analfabetismo no seio do povo) como o nosso.

A classe política não está madura para governar os bens públicos com isenção. Factos dos nossos Políticos, que para além da Política, na sua maioria não têm outra Profissão, o que torna muito difícil abdicar do lugar caso seja necessário, para permitir os qualificados melhorarem o desempenho da governação do país. Pelo Facto de termos vindo duma fase complicada da nossa história, com intrigas políticas, assassinatos e muitas feridas abertas por serrar.

Porque a nossa origem Mestiça (varias etnias) que é a nossa riqueza, o obriga. E não se esqueça que com esta diversidade étnica, transformado num bloco de consenso, conseguimos fazer uma luta da Libertação nacional exemplar na África e no Mundo contra Imperialismo.

Nunca houve nas eleições do meu país, tantos concidadãos, altos quadros juntos a candidatarem para um só lugar. Vejo isso como uma ambição positiva, não como o mero ambição pessoal de ocupar cargos, mas sim de querer mostrar que nós podemos mudar o país para o bem de todos.
Dito isso, se fosse eu a ser eleito presidente: Propunha a Criação Temporária (a tal alteração. da nossa constituição) de modo a termos os Cargos de:

  •   Vice Presidente da República;
  •  Vice-primeiro-ministro;
  •  Vice presidente de ANP;
  •  Redução drástica de número dos ministérios e Secretarias de Estado;
  • Criação do Ministério dos consensos da Nação (facilitador dos consensos);
  •  Assinatura de um Pacto sobre a exploração dos Recursos Naturais;
  •  Pacto sobre Refundação do Estado e de Reconciliação Nacional;
  • Pacto sobre o problemático de educação (Combater analfabetismo);
  • Pacto sobre Reformas em todos os níveis;
  • Apostar na formação do Jovens como futuros dirigentes (estou a lembrar de Pioneiros (OPAD) e JAAC), e instituir a História da Guiné-Bissau, como uma Cadeira no Ciclo e no Liceu (Formar o militante) - com o pressuposto de incutir os Jovens as noções de Nacionalismo, Patriotismo, Cidadania e o Civismo na admiração do bem comum.

Pretendia com estas novas Estruturas abarcar todos os quadros emergentes, disponíveis neste momento, para o desenvolvimento do País. Finalmente poder arrancar rumo ao desenvolvendo, sério e sustentável. A formação técnica, tem prevalecer, a Escola tem que ser valorizada.

Esta alteração teria que ser constantemente posta em prova por uma comissão Supervisor Independente com larga experiência nas respetivas matérias.

Antes do fim do mandato, propunha a ANP, votar alterações que mais sortiu efeito positivo em benefício do País.

Viva a Guine Bissau!
guinendadi dianti de tudo pois, a uniâo faz força!

Camais Blinque

1 comentário :

  1. Muito bem e concordo plenamente.

    Podemos fazer tudo isso e mais outras coisas.
    Ja falamos muito e escrevemos tantas coisas. Mas, o resultado? Nada ...

    O irmao nao mencionou a justica, funcionamento dos tribunais.

    Eu gosto de usar exemplos de paises DESENVOLVIDOS DO MUNDO.
    No ano passado quando participei num curso de cidadania, aqui na America, eu cheguei a conclusao, de que, afinal, os pais DESENVOLVIDOS DO PRIMEIRO MUNDO PASSARAM por problemas que estamos hoje a enfrentar.

    Irmaos, como conseguiram arrancar e continuam a asseguirar esse arrangue???

    Falaram, escreveram, reclamaram, brigaram, reuniram, reamaram uns aos outros, trabalharam de maos dadas, lidaram com as suas diferensas. Guineenses, para que tudo isso funcionasse APOSTARAM NA LEI, NA JUSTICA, NOS TRIBUNAIS, APROVARAM LEIS NAS SUAS CONSTITUICOES e COLOCARAM ESTAS LEIS EM PRIMEIRO LUGAR E ACIMA DE TODOS OS CIDADAOS, (INCLUINDO O PRESIDENTE DA REPUBLICA E PRIMEIRO MINISTRO).

    Estaremos dispostos a respeitar a lei integra?
    Chamar o presidente da republica ou primeiro mistro, para responder em tribunal, caso seja acusado de um crime, seja de corrupcao ou de sangue?

    Desenvolvimento com garantia e sucesso, so e possivel QUANDO NINGUEM, MAS NINGUEM, ESTA POR CIMA DA LEI!!!!

    Nha mantenha
    Francisco Sanha

    ResponderEliminar


COMENTÁRIOS
Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.