sábado, 13 de setembro de 2014

Pérolas guineenses na miss CPLP 2014



As duas representantes do nosso país ao concurso de “Miss CPLP 2014”, em Lisboa, (Portugal), nomeadamente, a Shakira Cristina Lockssy Silva Gomes e a Jaquelina Sofia Dias Sousa Pontes, partiram na passada segunda-feira com o destino às terras lusas, para participar na 2ª edição de Miss da comunidade lusófona. Nesta edição, vão concorrer 18 candidatas que se deslocarão a Portugal a fim de concorrer ao título de “Miss CPLP 2014”. O certame terá o seu início no próximo dia 13 deste mês.

Segundo “O Democrata” a chegada das candidatas dos diferentes países da CPLP estava prevista para o dia 4 de Setembro, mas dificuldades financeiras motivaram o atraso da nossa caravana. Contribuiu igualmente para este atraso, o agendamento tardio da viagem das duas pérolas nacionais na companhia portuguesa TAP. As candidatas do nosso país estarão em Lisboa no dia 9 do mês em curso, isto é, quatro dias antes do início daquele evento de beleza e de moda lusófona.

Numa declaração exclusiva a “O Democrata”, a promotora e fundadora da Top/GB Internacional Joana Arminda Fernandes garantiu, na qualidade da responsável da deslocação das nossas candidatas à Portugal, que as perolas nacionais estarão em Lisboa no 9, a fim de participarem nas actividades preliminares, assim como nas trocas de experienciares com as candidatas de outros países, com vista a participar no dia decisivo do concurso da beleza lusófona.

Fernandes revelou que a Top/GB não possuiu até então qualquer patrocinador oficial, acrescentando que trabalham com grandes dificuldades, para depois sublinhar que são movidos mais por amor em fazer algo de bom e o amor à pátria. Na sua visão, a equipa que dirige trabalha com aquele espírito de “Guineidade”. Mostrou ainda que a viagem das representantes do país foi possível com os apoios de pessoas individuais. Lembrando que o Governo tinha manifestado sua vontade em apoiar, lamentando que na última da hora o Executivo desculpou-se, dizendo que não podia apoiar, porque aquele projecto não estava enquadrado no orçamento (OGE).

Contudo, Fernandes disse que acredita que será diferente com a representante da Guiné-Bissau na Miss Mundo, Laila da Costa já em Dezembro deste ano, em Londres. Garantiu ainda que as duas candidatas do país à Miss CPLP vão trazer algum dos seis troféus em disputa nesta 2ª edição deste evento da beleza lusófona.

Por seu lado, Jaquelina Sofia Dias Sousa Pontes disse que apesar das dificuldades na preparação da viagem, vão dar tudo o que estiver ao alcance delas para dignificar as cores nacionais, trazendo alguma das faixas para o país. Pontes exortou os responsáveis da nossa cultura no sentido de dedicarem mais atenção àquela área da moda e beleza.

Não obstante as dificuldades que enfrentaram e continuam a enfrentar, Pontes disse que sempre os pioneiros de qualquer área têm de preparar-se para dificuldades que vão encontrar ao longo da caminhada. Apontou que espera ver as futuras candidatas viverem uma era com menos obstáculos no domínio da moda e beleza nacional.

Pontes aconselhou as meninas apaixonadas da moda e beleza a não desanimarem nem abandonarem aquela que considera de linda ferramenta da cultura, afiançando que o nosso país tem qualidades no que refere a beleza.

Shakira Cristina Lockssy Silva Gomes disse que representará o solo pátrio de Amílcar Cabral no concurso da beleza da comunidade lusófona CPLP com a cabeça erguida, sublinhando que de igual modo como todas as candidatas, estão confiantes nas suas belezas. Disse ainda que encaram aquele desafio da beleza e moda em sotaque da língua de Camões tal como as outras candidatas.

Para Silva Gomes o nosso país possui qualidades no domínio da cultura, em particular da beleza, sustentando que apenas faltavam oportunidades para que a Guiné-Bissau possa espelhar aquilo que sabe fazer, acrescentando que agora apareceu esta ocasião. Na sua visão só resta dar o máximo, representando o país com as quatro cores da nossa linda bandeira.

Em suma, Shakira mostrou igualmente confiante em ver num futuro próximo o estado guineense a melhorar a situação das deslocações de representantes das cores nacionais no domínio da moda e beleza, admitindo que estão a fazer uma viagem com um certo grau de dificuldades, mas reiterou que mesmo assim não baixarão a cabeça.

Recorde-se que o concurso de Miss CPLP 2014 terá seu início oficial no dia 13 de Setembro no “Fórum Lisboa”. O evento será marcado por diversas actividades culturais e terminará no dia 28 do mês em curso, data do anúncio dos vencedores das faixas. A cerimónia de encerramento decorrerá na cidade de Coimbra.

Sem comentários :

Enviar um comentário


COMENTÁRIOS
Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.