quinta-feira, 11 de julho de 2013

VISITA DE DR. JOSÉ MANUEL NA DINGNA À ESCOLA DE BINDOURO E ÀS ILHAS



Mais de 100 mil crianças, abandonadas pelos sucessivos Governos da Guiné – Bissau, na zona de” BINDORO”, em situação de extrema vulnerabilidade, sem escola, devido à má política de Ensino, estão, actualmente, matriculadas em Escolas construídas de raiz pelo Médico Guineense Dr. José Manuel Na Dingna, radicado em Portugal, onde trabalha num Hospital, no Norte do País.

Além de garantir os materiais escolares, necessários ao funcionamento das escolas, ele próprio providencia os pagamentos aos Professores que ali leccionam.

Fonte: M & Gentes
Não obstante, o Dr. José Manuel deslocou-se, recentemente, a Guiné - Bissau, onde deu consultas gratuitas à População local. Contudo, essa acção meritória passou despercebida à Imprensa Guineense. 

Informou à IBD que a Escola beneficia mais de 100.000 Crianças, em idade escolar, além das actividades formativas.

Desde a sua primeira iniciativa, em 1996, o Dr. José Manuel construiu quatro Escolas em Bindoro (e aldeias a redor,tais como: Dana, Daté, Barra, Pulbac, etc), cidade natal de Na Dingna, e melhorou as instalações de uma escola existente na zona desde tempo colonial.

Além disso, deslocou-se às Ilhas, onde deu consultas gratuitas, durante quatro dias. Para além destas escolas, e outras acções existentes, em meios rurais, já que a população que mais necessita de “educação de qualidade” vive nas aldeias.

A construção destas escolas, que terá capacidade para mais de 100 mil crianças, deu esperança no futuro às Populações desta localidade (segundo disse o próprio).

Já os planos futuros do Médico, que implica um investimento anual de 40 mil euros, é continuar a garantir “a qualidade da educação e bem-estar da população.

Embora a Guiné – Bissau não tenha alcançado 30% das metas de educação, recomendadas, nos Objectivos de Desenvolvimento do Milênio, das Nações Unidas, muitas crianças continuam sem escolarização, no País.

Ler mais  aqui

6 comentários :

  1. Marcelino Monteiro Bom trabalho, muito poucos fazem isso sem convocar a emprensa..parabens

    ResponderEliminar
  2. Rosantina Có Pa Deus djudau na és tarbadju di cumpô nó terra!

    ResponderEliminar
  3. DR. JOSÉ MANUEL NANDIGNA, Deus vai lhe abençoar em tudo q tens feito até aqui para a G-G. Mantenha-se c/ a sua coragem e dedicaçao como sempre pois ,o futuro dirá tudo. força

    ResponderEliminar
  4. DR. JOSÉ.M .Na DINGNA, Agradeço-lhe um excelente trabalho... , Deus vai ti abençoar a evoluir e concretizar os seus sonhos como homem / Guineense que quer o bem para o País. Força!

    ResponderEliminar
  5. João Galvão Borges Todo o meu apreço e admiração pelo Sr. Dr José Manuel NA DINGNA (ou Nandigna ?!...) pela extraordinária iniciativa que leva a cabo em Bindoro. Por curiosidade gostaria de saber se essa pequena povoação não fica a alguns quilómetros de Jugudúl no Sector de Mansôa. Acontece que cheguei em 1973 (época colonial) a deslocar-me a essa povoação em visita de trabalho e no quadro do departamento de Recuperação de Bolanhas de 'água salgada'. Gostaria que alguém me elucidasse se a povoação de Bindoro onde actua o Dr Na Dingna é a mesma que menciono. Meus agradecimentos antecipados!

    ResponderEliminar


COMENTÁRIOS
Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.