sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Paulo Gomes promete “reconstrução” da Guiné-Bissau, caso for eleito


Bissau - É nosso dever promovermos a estabilidade necessária para vivermos num país onde todo o cidadão tenha a hipótese de uma vida digna e num ambiente de paz”.

As palavras são do Antigo Director-geral Adjunto do Banco mundial para 25 países de África  Paulo Gomes, no acto de lançamento público, esta quinta-feira, da sua candidatura ao cargo do Presidente da República nas eleições gerais marcadas para 24 de Novembro deste ano.

Na presença de centenas de apoiantes e convidados, Paulo Gomes prometeu, se for escolhido, restabelecer a confiança e mobilizar as energias nacionais e o reencontro do caminho ao desenvolvimento equitativo.

Estes objectivos, nas suas palavras, são possíveis de alcançar, dada a capacidade dos guineenses, já demonstradas noutras ocasiões.

Paulo Gomes considerou o actual momento do país dos mais difíceis desde a sua independência, pelo que, defendeu, ser imperativo “mudar o rumo” do país.

O economista prometeu caso for eleito Presidente, mobilizar recursos para o aumento dos investimentos público e privado no país, visando ao crescimento da economia nacional.

Tais recursos, acrescentou, ajudariam o governo desenvolver as áreas como da educação, saúde, agricultura e electricidade.

O candidato falou da “Iniciativa Presidencial de Emprego Jovem” que, segundo ele, será adoptada para um período de cinco anos em parceria com as empresas nacionais e multinacionais para encorajar a contratação dos jovens e atribuir subvenções de estágios que os permita adquirir experiência para entrar na vida activa.

Assim, na sua óptica, a Juventude pode “conquistar a sua independência económica” e tornar-se no “verdadeiro” actor económico.

Igualmente, o candidato prometeu lutar contra a corrupção no aparelho de Estado e disse estar melhor colocado para o fazer.

Durante a cerimónia para além da intervenção do seu Director Nacional da Campanha, Armando Tchoba dos Santos, também usaram de palavra os representantes dos jovens e mulheres que apelaram o voto da população guineense na sua pessoa no escrutínio deste ano.

O lançamento da candidatura de Paulo Gomes coincidiu com a data natalícia do “pai” das independências guineense e cabo-verdiana, Amílcar Cabral.

6 comentários :

  1. Taborda Felix Luis Sem Duvida um Grande Homen capaz de reconstruir a Guine no entanto nao basta querer a reconstrucao da Guine, para ganhar as Eleicoes presidencias tem que se ter uma carga politica ou seja uma bagajem polica e neste caso o Sr Paulo gomes nao tem, lembren se de que na guine nao se trata de pessoas mais sim do peso do partido politico que apoia o candidato, pois se bem sei o PRS vai voltar a apoiar o Sr Kumba Yala e provalvelment o PAIGC vai Apoiar o Cadogo ou Domingos Simao Pereira, mais e de saudar a ineciativa do Sr Paulo Gomes pelos assim vai traser ideias intressantes a este jogo politico gostaria de ver os debates telesivos e manifestos dos outros candidatos durante a campanha o que vao prepor ou traser , embora eu seja um Cadogista , Desejo ao Senhor Paulo muita sorte nesta campanha sinceramente se o cadogo nao partecipar pode contar com o meu voto

    ResponderEliminar
  2. Sinhor Paulo Gomes anos no kansa ku mantenha de Gomes porfavor no sibe kuma abo i grande economista mas tenpasesa busca outro tarbadjo favor ka bu kabantano mata mas família ,ma kem ki nganou pabubai kandidata ki alkem nganou ninkim ka mistiu kabu nganano abo ki Domingos Simão Preirra bokaten sorte ma ke ku bo fãsi pa Guiné ku bo na nganano ,sinhor Simão abo bu diskisi kuma Angola ki bo pensa i bo País, bokaten vorgonha .

    ResponderEliminar
  3. José Vaz Fernandes OBRIGADO S.E.Sr:PR.e BEM HAJA DIGNISSIMO

    ResponderEliminar
  4. José Vaz Fernandes MESMO OS CEGOS ,ESTAO CONSCIENTES DISSO

    ResponderEliminar
  5. Plinio Gomes Na Guiné-Bissau qualquer candidatura deve ter o suporte duma organização partidária bem enraizada. É sabido que não se vota na competência dos candidatos e muito menos nos programas. O índice de analfabetismo muito elevado impede a emersão de valores intelectuais, tais como o Paulo Gomes, Domingos Simões Pereira, por exemplo. Os tempos mudam e quem sabe, tudo é possível naquele país. Desejo sucessos a essa casta que sem duvidas poderia dar um contributo a saída do caos. Muita pena que nunca será como desejamos

    ResponderEliminar
  6. Ussumane Grifom Camara Matchom Infelizmeente caríssimos, o Paulo Gomes veio para ter o mesmo fim politico que muitos como: fadul, Amini saad, helder vaz, kancoila Mendes e muito teem porque nessa terra os INCOMPETENTES, DESONESTOS é ganham eleições e pior de tudo sem programas de governação por isso 'e ta pati-pati óóó tok' e depois dizem que são militares que fazem isto é mais aquilo.

    ResponderEliminar


COMENTÁRIOS
Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.