terça-feira, 20 de maio de 2014

Dr. José Mário Vaz foi eleito com 61,9% contra 38,1% do Eng.º Nuno Gomes Nabiam


Com base nos resultados provisórios apurados, a CNE anuncia a vitória do candidato José Mário Vaz, eleito com 61,9% contra 38,1% do Eng.º Nuno Gomes Nabiam.

Confirmado resultado, conclui-se que o efeito do apoio do Braima Camara ao candidato José Mário Vaz acabou por se sentir na segunda volta com um muito maior engajamento de toda a equipa que apoiou Braima Camara no congresso a trabalhar afincadamente nesta eleição do José Mário Vaz, de lembrar que José Mário Vaz apoiou Braima Camara no congresso de Cacheu e este retribuiu o apoio na escolha do candidato oficial do partido no comité central.

O Eng.º Nuno Gomes Nabiam contudo não perde o estatuto de grande surpresa destas eleições pelo facto de ser a sua primeira aparição e logo com resultados que em termos pessoais podem ser considerados promissores para uma eventual carreira política futura.

IBD felicita o candidato eleito, e damos os parabéns ao Eng.º Nuno Gomes Nabiam pelo excelente desempenho.

Todo o povo guineense está igualmente de parabéns pela forma cívica como se comportou durante todo o processo.

E, agora José Mario Vaz terá outra batalha, o da justiça pelo qual foi detido durante três dias e acusado pelo Ministério Público de ter desviado das contas de Estado guineense 12.5 Milhões de dólares de um apoio orçamental doado pelos países amigos da Guiné-Bissau, situação ainda por esclarecer no fórum judicial

5 comentários :

  1. Parabéns a todos os Bissau guineenses sem nenhuma excepção! Parabéns ao novo Presidente de todos os Guineenses independentemente da raça, etnia, religião, região, sector, sexo, tradições ou convicções. Parabéns também ao sr. Nuno Gomes Nabiam pela coragem politica e contributo democrático da sua parte.

    O Presidente José Mário Vaz, agora como o supremo conselheiro da nação e detentor do alto Magistratura da República da Guiné Bissau terá como tarefa unir pontos acidentalmente afastados devido as escolhas acidentais do passado que alguns intelectuais pensam nos seus corações não ser possível. Com a validação da sua candidatura pelo STJ deitou por terra todos os obscuros subterfúgios e maquiavelices dos que gostam de castigar o povo para os seus proveitos através de caos. Presidente José Mário Vaz terá sim a difícil tarefa de remodelar ou mexer com as pedras ou cabeças rijas das forças de segurança e de defesa nacional que demonstraram não estarem a altura do cargo ou patente a que assaltaram ou apoiaram mas acredito que com a sua coragem demonstrada pela sua candidatura num cenário tribal, militar e sensível e com o voto de 61,9 % terá o apoio de todos os Bissau guineenses de norte a sul.Temos mas se não tivermos devemos mudar essa nossa INTELECTUALIDADE e deixar doer um pouco para que se faça uma mudança para o bem de todos.
    Estamos juntos nisso e aqui.
    Pelel Geba

    ResponderEliminar
  2. Eu também estou preocupado, com um apoio orçamental dado pela natureza á GBissau em arvores e peixe. Sabes de alguma coisa? Ouvi dizer que um dos dois candidatos esta envolvido, representando os interesses estrangeiros e não o do povo neste assunto. Sabes qual deles será? Gostava de poder ler aqui um post sobre o assunto que acho q é de interesse de todos nós. Obrigado

    ResponderEliminar
  3. Senhor anônimo, na Guiné-Bissau, todo o mundo está direta ou indiretamente envolvido à corrupção. Para tanto, qualquer um que chega ao poder tem camisa suja de "cite", sendo assim, vamos-nos conformar com quem o povo deposita a confiança para levar o nosso doente país a frente. Viva Mário Vaz!!! Viva Nuno Nabiam!!! Viva os guineenses!!!!!!!!!!!
    Marcelo Aratum

    ResponderEliminar
  4. Confesso que a postura deste blog deixava-me extremamente preocupado, com apologia a separação. Mas, essa mudança de atitude já é um progresso para o bem estar duma Nação tão miscigenada que é a nossa Guiné-Bissau... A verdade é que os dois candidatos (Jomav/Nabiam) a 2ª volta presidenciais não eram de consenso, mas na Democracia a maioria que vence e Povo decidiu que um deles será Presidente (que assim seja). Portanto o importante é unirmos os esforços para uma Guiné melhor. Que Deus abençoe a todos os Guineenses sem exceção...

    ResponderEliminar
  5. Irmao Marcelo e guineenses, o conformismo "no conforta " pode custarmos muito cara no futuro.

    Sem a mundanca necessaria, principalmente na justica para COMBATER a corrupcao e impunidade, a Guine Bissau se encaminhara para o proximo Perigo:
    -Carteles de Drogas.
    -Delinguencia juvenil.

    Com estes dois grupos, o perigo nao sera de GOLPES DE ESTADO, mas sim, dos policias de um lado e de outro lado, BANDIDOS bem armados, em guerra violenta nas Cidades e com conseguencias imprevisiveis.

    Essas guerras sao mais desvastadoras do que os GOLPES MILITARES.

    Muitos paises Latinos que apostaram no desenvolvimento economico, sem se preocupar com a justica, para o combate da corrupcao e impunidade, AGORA ESTAM SOFRENDO AS. CONSEGUENCIAS, com centenas e centenas de perdas de vidas humanas, devido os confrontos entre policias e militares contra carteles de drogas e delinguentes.

    Marcelo Aratum disse que todo mundo esta metido em corrupcao de qualquer forma, se entendi bem, e que temos que seguir assim!?!?!?

    Na minha opiniao, julgo que temos que acreditar na mudanca.
    Porque temos quadros competentes e capazes de fazer o nosso pais avansar.

    Temos que continuar a dar o nosso contribito, alertando sobre os perigos que virao para as futuras geracoes.

    Nao importa quem ou partido que estiver no poder.

    Nha mantenha!
    Francisco Sanha.

    ResponderEliminar


COMENTÁRIOS
Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.