terça-feira, 20 de maio de 2014

Nacionalistas e a promoção de valores positivos do povo guineense



A Guiné – Bissau é um Pais cujo território é povoado por diferentes Etnias que, em si mesmas, constituem um bem nacional, pois delas emergem diferentes valores culturais, morais e linguísticos (dialectos) que se manifestam de diferentes formas (danças tradicionais, cânticos, etc…).

O Povo Guineense é uma resultante dessa diversidade multiétnica, que nos caracteriza e constitui a nossa riqueza humana, a qual nos diferencia dos outros povos do Mundo.

No Mundo Globalizado, os Valores Nacionais devem (mais que nunca) ser objecto de promoção constante, a levar a efeito, pela nossa gente (a gente Guineense comprometida com o desenvolvimento e prosperidade da Nação, que somos ou queremos ser, quer vivam na diáspora, quer no território nacional.

Um bom exemplo dessa forma de estar, no Mundo Globalizado, é-nos dado pelos nossos Irmãos da Etnia Manjaca, emigrados em França, que ensinam aos filhos, nascidos Franco-Guineenses, a sua língua de origem (manjaco), o que constitui uma demostração clara do valor que dão à sua Cultura Materna, para que não se perca, mesmo vivendo fora do nosso Território.

É um bom exemplo para todos, que deve passar de geração em geração, tanto para os Guineenses que trabalham no estrageiro ou nos organismos internacionais.

A principal razão é que não deve renegar os valores nacionais, mas aceitá-los, com orgulho, promovendo os seus aspectos positivos e corrigindo os negativos, através da experiência e contactos com os outros povos de Mundo.

Nos primórdios da nossa luta pela Independência Nacional, os nossos dirigentes históricos souberam pensar, na essência dos Valores Nacionais, expressando-a no seguinte lema: Unidade, Luta e Progresso.

Desse modo, demonstram que sabiam que, no Território Guineense, existem diferentes Etnias (historicamente consolidadas, culturalmente), cada qual com os seus próprios Valores Culturais, que precisam de se unir para o bem de todos. Foi isso que fizeram e conseguiram, mesmo com um número escasso de quadros superiores.

Com esse lema, souberam lançar o símbolo da Nação: o Hino Nacional, que devemos meditar e sentir na nossa vida diária.

O nosso Hino Nacional reveste-se de uma simbologia que assenta nos valores positivos que caracterizam as nossas diversas Etnias.

Pelo seu profundo significado, citamos os seguintes versos do Hino, que a maior parte de nossos Concidadãos conhece: ”… Ramos do mesmo tronco, Olhos na mesma luz: Esta é a força da nossa união! Cantem o mar e a terra A madrugada e o sol Que a nossa luta fecundou, …“

A sua mensagem profunda serve de pedra angular da Unidade Nacional do Povo Guineense rumo ao Progresso e ao Desenvolvimento.

Guineenses, vamos acreditar! Vamos acreditar no nosso futuro colectivo, porque temos muitos e bons valores para acrescentar aos valores globais do resto da Humanidade, para a edificação de um Mundo mais solidário e cooperante.

Cabe a cada Guineense cumprir, de forma responsável, a sua parte da tarefa nesse projecto global.

Só, assim, estaremos a fazer da Guiné-Bissau um lugar melhor para se viver: para as futuras Gerações e para a nossa!

Não queira, pois, fazer parte dos Culpados da História pela Pobreza do nosso País e pela imagem distorcida e injusta como somos vistos pelo resto da Humanidade, em contraste flagrante com a Nobreza dos nossos Valores, dos nossos antigos Costumes, onde imperava a Lealdade e Honestidade, Respeito e Consideração pelo Indivíduo e pela Liberdade e onde a Solidariedade Intergeracional fluía, de forma natural, como garantia da estabilidade e segurança social, espontaneamente, assumida. Ler mais aqui»»

Dr. Wilkinne 

Sem comentários :

Enviar um comentário


COMENTÁRIOS
Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.