quarta-feira, 9 de julho de 2014

O Ministro da Economia e Finanças, Geraldo Martins, em Ateliê de Sensibilização dos agentes aduaneiros da Guiné - Bissau



O Geraldo Martins destacou terça-feira que as principais expectativas do Ateliê de Sensibilização dos agentes aduaneiros iniciado em Bissau é o reforço das suas capacidades e a modernização dos serviços alfandegários.

O Ministro da Economia e Finanças que falava na cerimónia de abertura do referido ateliê de formação e sensibilização sobre a nomenclatura tarifária e estatísticas baseada na versão 2012 do sistema harmonizado de designação e de codificação das mercadorias, disse que o evento representa a introdução de uma parceria franca com vista à facilitar as trocas e acelerar as formalidades e procedimentos de desalfandegamento das mercadorias.

A Intenção da Guiné-Bissau será acompanhada de uma tradução dos instrumentos comunitários em língua portuguesa para facilitar apropriação e implementação efectiva das reformas nas alfândegas”, referiu o ministro da Economia e Finanças.

Acrescentou ainda que a mobilização de todos, permitirá o país sair das dificuldades em que se encontra, e ainda a modernização das administrações com um bom domínio do sistema de classificação tarifária das mercadorias.

Uma parceria eficiente com o privado e uma aplicação rigorosa das taxas comunitárias só irá facilitar as trocas e melhorar as performances económicas na Guiné-Bissau”, considerou.

O ateliê com a duração de três dias, é financiado pelo Banco Mundial e organizado em parceria com a Organização Mundial das Alfândegas e a Comissão da União Económica Monetária Oeste Africana (UEMOA).

//ANG

Sem comentários :

Enviar um comentário


COMENTÁRIOS
Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.