segunda-feira, 13 de outubro de 2014

Guiné-Bissau, Herói Desconhecido


Por, James Wilbonh Flora

O meu Povo fez 17 anos de Guerra

Guerra cujos motivos continuam bem desconhecidos

Desconhecidos também, foram vários Heróis

Herói como este meu ao qual vou falar

Falar porque ninguém nunca falou nele, talvez nem convém
Convém é mascarar a verdade ao Povo enquanto tempo passa

Passando promover as inverdades Social no partido do poder

Poder conseguido e mantido a força pelas manobras, intriga e medo

Medo que eles tiveram no mato por isso nunca foram heróis

Herói como este meu, que desde logo nos primordial da mobilização

Mobilizou a ele mesmo e aos muitos seus próximos pelas causas da Liberdade

Liberdade dos seus direitos, e direitos dos outros como dizia Cabral

Cabral falava que tínhamos que libertar-se e ser homens livres do Imperialismo

Imperialismo que nunca aceitava a nossa existência e cultura como Povo

Herói como este meu, inspirado pelo Cabral, mas sobretudo orientado pela Sua convicção educativa étnico-social, cujos valores assentam-se em Liberdade, justiça, igualdades de direitos, respeito e proporcionar direitos aos outros.

Herói desconhecido lutou não com armas, mas sim para garantir a sobrevivência

Dos que davam tiros, as suas logísticas e suas implantações secretas nas aldeias.

Herói desconhecido conhecia os todos, desde comandante numero 1 do Partido.

A sua aldeia ainda está adormecido na esperança de um dia baseada nas montanhas das promessas deixadas....... mas até hoje também ai, as aldeias são esquecidas

Esquecida são os sofrimentos dele, das famílias e filhos, alguns lhe ficarão

Sempre desconhecidos.

Com dois anos de idade, quando os Tubarões Brancos o tiraram fora deste Mundo, não deu para conhecer este meu Herói

Quando Tubarões o quiseram, obrigaram, pertencer e viver na Gaiola deles, ele refutou, porque já tinha dado a palavra ao Cabral.

“Quero lutar como Homem livre para a minha Liberdade e a liberdade dos outros” dizia.

Não resistiu aos Tubarões Brancos por fracturas múltiplas por espancamentos

Espancamentos e a morte que deu me hoje esta liberdade de poder ver, escrever, interpretar o Mundo, seja por Palavras e escritas seja por outras formas das novas tecnologia.

Embora não te conheço meu Herói, mas felizmente a minha Mãe conseguiu transmitir o teu desejo para o filho desconhecido

“Ele tem que ir a escola e chegar até onde eles dizem que é o fim da escola”

Pai, pode ficar descansado, porque o Deus ouviu o teu Grito, eu Cheguei e sei que tu estas satisfeito seja onde estiver.

“MORAL DA FÁVOLA”:

Este herói desconhecido foi o meu Pai que eu não conheço, porque eu tinha só 2 anos quando o tiraram fora deste Mundo, so porque optou lutar para sua Liberdade e para direito e dignidade de Homens vindouras.

Livres quis ele ser, num momento em que Liberdade era proibida, e pagou o preço, mas ganhou a liberdade que felizmente hoje temos.

Hoje lutamos para liberdade, não entre balas do inimigo, mas sim entre cadeiras das escolas até perceber o nosso direito e começar combater por ele.

Enquanto na altura do meu Herói, que nunca foi a Escola, lutar com convicção pela Liberdade era preciso ter estofes Mental bem almofadado.

Por isso apelo aos Professores, pesquisadores, estudiosos e os Políticos, Historiadores desde 1974 para cá, o favor de tentar conhecer um pouco da nossa História, conhecer aqueles Muitos Heróis (como o Meu) que nunca apareceram nos Livros, que suas notícias nunca atravessaram o Canal de Geba para Amura.

“Pensar e pesquisar o nosso passado para construir um futuro Melhor e duradoura”

Nota: Os artigos assinados por amigos, colaboradores ou outros não vinculam a IBD, necessariamente, às opiniões neles expressas.

Sem comentários :

Enviar um comentário


COMENTÁRIOS
Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.