segunda-feira, 1 de junho de 2015

Secretário de Estado das Comunidades da Guiné-Bissau,Idelfrides Manuel Gomes Fernandes, com mandado de captura


Na Guiné-Bissau, o secretário de Estado das Comunidades Idelfrides Manuel Gomes Fernandes, está em apuros com a justiça e pode vir a ser detido a qualquer momento.
Entre os fundamentos da República, segundo as determinações da Carta Magna da Guiné-Bissau, estão a soberania, a cidadania e a dignidade da pessoa humana, enquanto suas relações internacionais se regem, além de outros preceitos, pela independência nacional, prevalência dos direitos humanos, autodeterminação dos povos, igualdade entre os Estados, defesa da paz.

Quanto aos delitos de lesa-pátria, eles configuram atentado contra o Estado, ou seja, é um crime praticado contra a soberania de uma Nação. Juridicamente, o crime de lesa-pátria é aquele que atenta contra a segurança e a soberania nacionais. Também caracteriza crime de Estado, neste caso vender a identidade dos nacionais da Guiné-Bissau.

Não bastasse o sem-número de desmandos praticados pelo Idefredes Gomes Fernandes Dias, desde que foi nomeado para cargo de secretário de estado, teve prazer em manipular o Estado, valendo-se, para tanto, os passaportes diplomáticos da república digna do “Eng.º Amílcar Lopes Cabral


A propósito de favorecimentos eleitorais com a manipulação partidária do Estado este senhor foi mantido em função….
Fontes seguras disseram à Voz da América que há mais de uma semana a Procuradoria-Geral da República emitiu um mandado de detenção contra o titular da pasta das comunidades, sob acusação de alegada venda ilegal de passaportes diplomáticos e de serviços.

Segundo as mesmas fontes, o secretário de Estado chegou a ser abordado por oficiais de diligência, mas resistiu à prisão. Espera-se a qualquer momento uma reacção da Polícia Judiciária, que dirigiu a investigação ou do Ministério Público.

Recorde-se que meses atrás muitos cidadãos estrangeiros foram apanhados com passaportes diplomáticos e de serviço, os quais tinham a assinatura do Secretário de Estado das Comunidades, em vez da do ministro titular dos Negócios Estrangeiros, como impõe a lei.

Idelfrides Manuel Gomes Fernandes é secretário de Estado das Comunidades desde o Governo de Transição, formado na sequência do golpe de Estado de 12 de Abril de 2012, cargo que já havia desempenhado também no Governo de Carlos Gomes Júnior, o seu primo.

//Voz da América

2 comentários :

  1. Doka Ferreira - CASO VENDA DE PASSAPORTES, DSP ATACA TITULAR DA PASTA DE INFORMAÇÃO


    No Conselho Nacional de Segurança (CNS) convocado e presidido pelo Primeiro-Ministro esta tarde na sequência do conselho de ministros de Bafata, DSP voltou a sofrer um terrível derrota política. Depois do isolamento a que foi submetido em Bafata quando solicitou protecção ao secretário de estado da cooperação internacional e das comunidades (Idelfrides Fernandes - vulgo Didi), DSP voltou a ser relegado para uma posição de isolamento, este homem já não manda no seu governo.

    Em desespero de causa, DSP descarregou toda a sua fúria sobre o titular da pasta da Informação, por este supostamente ter deixado a comunicação social falar desta caso, o que não deixa de ser um bom exemplo de liberdade de impressa.

    Por outro lado, o comissario nacional da POP e o director geral da interpol aconselharam DSP a deixar a justiça seguir o seu curso porque se trata de um caso de corrupção qualificada, logo qualquer interferência do primeiro-ministro poderia significaria obstrução a justiça e promoção da corrupção.

    Já o especialista Maruca afirmou que as assinaturas podem ter sido falsificadas (ele percebe aquilo de que fala), por isso o caso representa uma perseguição ao governo. Doka internacional pede que calem esse homem, ninguém percebe o que anda a fazer no governo.

    DSP está a viver os piores e quem sabe também últimos dias do seu curto mandato a frente no governo, ofuscado pela aflição ainda não percebeu que este caso está fora do seu controlo, já é do conhecimento público internacional, o mundo apenas está de olho na justiça Guineense que não pode falhar contra aqueles que vivem insultando as autoridades nacionais no estrangeiro, e acusando os guineenses de incompetência.

    Mas o que DSP teme na verdade?

    ResponderEliminar
  2. Espanha: Detido falso Cônsul Honorário da Guiné-Bissau
    Madrid - A Polícia de Espanha deteve um cidadão de nacionalidade argentina e espanhola, por desempenhar ilegalmente a função de Cônsul Honorário da Guiné-Bissau em Espanha.

    Um cidadão de nacionalidade argentina e espanhola, de 77 anos de idade, foi detido esta semana por agentes da Guarda Civil Espanhola, por desempenhar a função de Cônsul Honorário da Guiné-Bissau em Espanha, e por falsificação de documentos.

    Trata-se de um cidadão conhecido da justiça Espanhola, Aldo Daró Herchhoren, que já esteve na prisão anteriormente por delitos semelhantes, como a extorsão de 10 milhões de pesetas em 1994 a uma cliente, a quem prestou ilegalmente serviços de advocacia.

    Herchhoren tinha um website na Internet onde constava que era Cônsul Honorário da Guiné-Bissau e prestava serviços consulares a imigrantes guineenses, que pagavam um valor previamente determinado.

    As investigações levadas a cabo pelos agentes da Unidade Orgânica da Polícia Judiciária da Guarda Civil da Cidade de Guadalajara, a 30 minutos de Madrid, tiveram início em Maio depois da denúncia apresentada na Comissão da Policia da mesma cidade, por parte do Embaixador Guineense em Espanha, Paulo Silva.

    Depois de contactada a Embaixada da Guiné-Bissau em Madrid, o Chefe da Missão Diplomática guineense, Paulo Silva, para além de confirmar a detenção disse que ninguém pode representar uma nação como a Guiné-Bissau diplomaticamente no estrangeiro sem ter autorização prévia das autoridades competentes, que têm o direito de indigitar ou nomear um Cônsul, tendo assegurado que o cidadão em causa utilizou o nome do país por muitos anos de forma ilegal, sem que ninguém lhe tivesse imputado responsabilidade.

    De salientar que na passada segunda-feira os agentes da Polícia apreenderam vários documentos na residência de Aldo Daró Herchhoren, onde encontraram carimbos da Guiné-Bissau, selos, cartões-de-visita e passaportes dos imigrantes que pediram a renovação.

    Créditos de imagem: Guarda Civil do Ministério do Interior de Espanha

    ResponderEliminar


COMENTÁRIOS
Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.