quarta-feira, 8 de julho de 2015

Diálogo Político Guiné-Bissau – União Europeia

Após a normalização das relações bilaterais e a plena retoma da cooperação, a Guiné-Bissau e a União Europeia (UE) tiveram hoje o primeiro diálogo político no quadro do Artigo 8 do Acordo de Cotonou, que esteve interrompido desde 2011. Este diálogo marca mais uma etapa no aprofundamento da parceria entre a União Europeia e a Guiné-Bissau, que comemora este ano o seu quadragésimo aniversário.

O Governo saudou a realização do presente diálogo politico entre a Guiné-Bissau e a União Europeia, enquanto espaço importante de concertação e interação no quadro da Parceria alicerçada no Acordo de Cotonou. Para o Governo, a realização deste Fórum de diálogo politico representa um passo importante para a completa normalização das relações entre a Guiné-Bissau e a União Europeia.

O diálogo foi presidido, do lado da Guiné-Bissau, por Sua Excelência o Primeiro-Ministro e contou com a participação de vários membros do seu Governo designadamente, Ministro dos Negócios Estrangeiros, da Cooperação Internacional e das Comunidades, Ministro da Administração Interna, Ministra da Defesa Nacional, Ministro da Economia e Finanças e Ministra da Justiça. A delegação da UE foi presidida pelo Chefe de Delegação da UE na Guiné-Bissau, e estiveram igualmente presentes os Embaixadores em Bissau de Portugal, França e Espanha, o Embaixador da Bélgica em Dakar e os chefes de missão adjuntos da Alemanha e da Áustria em Dakar.

Durante este diálogo foram discutidos vários assuntos nacionais e regionais de interesse comum. Foi feito um ponto da situação sobre a política interna, as reformas estruturais e a implementação do plano estratégico “Terra Ranka”.

O Governo informou sobre a situação politica e social no pais e a evolução positiva e os processos de consolidação da estabilidade, normalização da vida pública, recuperação económica e implementação da reforma do Estado, particularmente nos sectores de segurança e justiça tem registado na Guiné-Bissau.

A UE felicitou o Governo pelos avanços efectuados a nível socio-económico e de consolidação do estado durante o seu primeiro ano de governação e encorajou a continuação e incremento dos seus esforços para uma efectiva implementação das reformas necessárias, nomeadamente nas áreas da justiça, segurança, luta contra os tráficos ilegais e a corrupção, assim como no domínio da economia e do ambiente. A UE reiterou o seu forte apoio às autoridades da Guiné-Bissau para prosseguirem neste sentido.

A UE exprimiu a sua preocupação perante as crispações institucionais ocorridas recentemente no país, reconheceu os esforços feitos para ultrapassar as divergências e encorajou a sua continuação através de maior abertura e melhoria da qualidade do diálogo, tendo em vista a consolidação de uma parceria estratégica entre os órgãos da soberania.

As duas delegações concordaram que a estabilidade política é essencial para que a Guiné-Bissau continue no caminho da consolidação da democracia e do desenvolvimento socioeconómico e para a dinamização de quadros da cooperação com os parceiros de desenvolvimento em geral, e com a EU em particular.

O governo da Guiné-Bissau propôs e foi aceite a realização de reuniões de informação e concertação política com periodicidade mensal.


Durante o diálogo, foram igualmente abordados, assuntos regionais de interesse comum como as questões de segurança na zona do Sahel, os desafios do Golfo da Guiné e a migração. Com Odemocrata

IBD - Intelectuais Balantas Na Diáspora

Sem comentários :

Enviar um comentário


COMENTÁRIOS
Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.