quarta-feira, 30 de setembro de 2015

Guiné-Bissau: A composição dos Nomes na língua Balanta

PELAS FUTURAS GERAÇÕES

A NOSSA MENSAGEM
"Pelas Futuras Gerações e pela nossa! Da profundeza dos Tempos, aportamos à nossa Época!
 Trazemos a Sabedoria dos Antigos e do nosso Tempo! Não renegamos a nossa Cultura nem rejeitamos o contributo válido de qualquer outra! Compreendemos melhor o Passado e perspectivamos na medida justa o nosso Futuro Colectivo!
Com o presente Blogue, queremos dar o nosso contributo para uma reflexão isenta sobre o nosso País e a Sociedade que temos ou queremos ter. Não pretendemos ter o exclusivo da Verdade! Reflectimos sobre o que achamos de interesse comum, como contributo para o nosso processo de Desenvolvimento Colectivo, para o qual você está convidado a ter Opinião!
Essa reflexão é necessária para a afirmação e definição de uma Cidadania responsável e para a melhoria da qualidade da nossa Sociedade, determinante para o sucesso ou insucesso de qualquer processo de Desenvolvimento Humano. Um Povo sem Regra de Vida (em Família, na Escola, na Economia, na Política, etc) torna-se um estropício para o resto da Humanidade, a começar por si próprio.
A Vida dos Povos é comparável à uma Corrida de Estafeta em que cada Nova Geração deve fazer a Melhor Corrida possível de modo a Transmitir à Geração Seguinte o Testemunho da sua Competência Global em condições de alcançar a Vitória Final.
Venha connosco! Para o Futuro! Pelas Futuras Gerações que, sem culpa, irão sofrer pelos Erros que a nossa Geração está cometendo contra si própria, tornando-se causa remota do seu possível fracasso ou desconforto, quando já cá não estivermos!
 Nós estamos a bordo, buscando o rumo certo! Aceite o nosso convite!
 O caminho é longo e movediço! Mas é o caminho! Somos os INTELECTUAIS BALANTAS NA DIÁSPORA!"
FREHU-N-FLIF Nº 32: A COMPOSIÇÃO DO NOME NA LÍNGUA BALANTA


A identidade de um Balanta estabelece-se pelo nome próprio (dado pelo Pai) e pela junção do nome da Grande Família tradicional (que se mantém de geração em geração).

Um indivíduo, que se chamasse, por exemplo, “Glomur Na Montche” tem o seu nome próprio (“Glomur”) e um sobrenome (“Montche”), que o associa à Grande Família a que pertence.

Glomur Na Montche significaria: Glomur (nome próprio), Filho de Montche, que indica que o indivíduo assim chamado pertence à Grande Família dos Montche (coisa distinta da pequena família ou família singular, constituída por um casal e seus filhos.

A palavra “Na” ou Ne” é um elemento gramatical (preposição) que faz a ligação entre o nome próprio (no exemplo –“Glomur”) e o da Grande Família (no exemplo - “Montche”).

Numa Linguagem simples em Balanta, uma TABANCA (Botcha-Terra/Tabanca, exemplo, BOTCHA MINNDY) é composta de varias MORANÇAS-que é grande unidade Familiar (PÃ ), exemplo Namontche esta Grande unidade família um espécie de DNA Familiar, é que Carrega ID único que identifica qualquer elemento daquela família seja onde ele estiver, mas que tem origem na Nhacra ou outro lado rio Mansoa consoante tipo de Balantas( Nhacra ou Quintoe)

Numa MORANÇA que pode conter muitas casas, típicas da etnia Balantas em que as casas são construídas de modo a deixar um largo no meio, onde normalmente vem colocada a IRAN Garande di Casa, chamado FAADN- FERRARIA em Crioulo.

Esta unidade familiar, ID/ADN Familiar, tem importante significado. Porque em cada MORANÇA DE BALANTAS, todos elementos lá nascidos tem um Avô Paterno em Comum...ou seja Biologicamente tem em comum ADN que vem transmitido de gerações a gerações por via paternal-desde origem da Morança-Mãe em Nhacra, ou kintoe-

Portanto o nome desta Morança- começando normalmente com NA...ex. Na/Montche, é o nome genuíno e biologicamente justificado como único apelido válido por cada elemento nascido naquela morança.

As Filhas femias de Moraça são chamadas Bidee-PADIDA de Morança. Os seus filhos são os que tem grande importância-Sobrinhos (as) considerados (as) mais do que os filhos de casa.

Por mesmo conceito de um único avô paterno comum, estes sobrinhos são sobrinho relativo a Morança - Sobrinho NAMONTCHE, nunca sobrinho de de um ou outro.

“Na” ou “Ne” significam, “de” ou “da”. É o equivalente da palavra Alemã “Von” (que se lê “Fon” e significa “de” ou “da”), que entra na composição de vários nomes de Família Alemãs, como, por exemplo, do nome “WERNER VON BRAUN” (Verner da Família Braun ou simplesmente Verner Braun).

Werner Von Braun é o nome do grande Engenheiro Alemão, ao serviço de Hitler, criador dos famosos V2 e inventor dos modernos Mísseis, que, no fim da II Guerra Mundial, se rendeu aos Norte-Americanos e dirigiu o Programa Espacial da NASA, cujo sucesso maior foi a colocação do 1º Homem na Lua, permitindo, desse modo, a vitória dos Estados Unidos sobre a União Soviética, na Corrida ao Espaço.

É sabido que existe muita semelhança entre vocábulos da Língua Balanta e das Línguas Germânicas e Anglo-Saxónicas.

Mesmo quando não conste do nome oficial (dado pelos Portugueses, na época colonial, ou pela República da Guiné-Bissau), faz parte da Cultura Balanta saber de que Tabanca se é originário, devido aos muitos laços familiares que daí derivam, sem que se saiba que tal pessoa é membro da Família, porventura um pouco afastado.

O Objectivo desta publicação, é claramente demostrar na Etnia Balanta quão importante é reportar, a como referência de nome familiar, o próprio nome da Morança como único nome familiar cientificamente mais apropriado, dada a organização social e familiar desta etnia.

Queremos com isso incentivar a este etnia ter a noção, quão importante é o termo de ID Familiar o uso de nome de Morança, como nome familiar, como tem vindo a ser feito nos Balantas de região de Sul de País.

(até próxima edição)

PARTICIPA COM A TUA OPINIÃO!

Conhecendo a realidade do País, você estará colaborando para a Paz e Estabilidade Política e Social da Guiné-Bissau, pela Verdade e Justiça! Por isso, leia o nosso próximo Tema, neste blogue.


Colabore connosco. Dê a sua sugestão por uma Guiné Melhor, mais Digna e Desenvolvida. Esse é o nosso objectivo! Nada mais!

Sem comentários :

Enviar um comentário


COMENTÁRIOS
Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.