segunda-feira, 23 de maio de 2016

Nuno Gomes Nabiam exige nomeação de primeiro-ministro dentro do quadro constitucional

O líder da Assembleia do Povo Unido – Partido Democrático da Guiné-Bissau (APU – PDGB), Nuno Gomes Nabiam exigiu que a nomeação do novo Primeiro-ministro deve ser feita dentro do quadro legal. Nabiam falava à imprensa no último fim-de-semana na secção de Suzana, onde se encontrava para uma visita de contacto com os populares daquela zona do Sector de São Domingos (região de Cacheu) no norte da Guiné-Bissau.

Nabiam defende ainda que a Constituição do país está muito clara quanto à nomeação do Primeiro-ministro que, segundo ele, cabe ao partido vencedor das últimas eleições legislativas, o PAIGC. Advertiu na ocasião que o partido que dirige “não aceitará e não reconhecerá” um executivo formado pelo Partido da Renovação Social (PRS) a pedido do Chefe de Estado, José Mário Vaz.

“A razão de toda esta crise que está a sacudir o país tem a ver com o desejo do Presidente da República em ter um governo no qual terá uma influência directa. Igualmente, ele quer ter uma Assembleia Nacional Popular que estará a funcionar sob o seu comando”, notou o político.

O presidente da APU – PDGB aproveitou a ocasião para criticar o partido libertador que, no entender do político, é uma organização política ultrapassada.

“Ao longo da sua história, o PAIGC não tem conseguido construir o bem-estar para o povo guineense”, lançou Nabiam.


Relativamente ao dossiê da exploração da areia pesada de Varela, Nabiam afirmou que a exploração dos recursos naturais do país tem beneficiado apenas um pequeno grupo de pessoas que usaram o dinheiro proveniente de mineiros na compra e construção de casas em Bissau, enquanto o povo de Suzana continua a viver sem estradas, sem escolas e sem hospitais em condições. Com Odemocrata

Sem comentários :

Enviar um comentário


COMENTÁRIOS
Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.