terça-feira, 7 de junho de 2016

Etnicidade na Guiné-Bissau

 Por, Revelina Dã Tigna Armando Sá 

É muito interessante esta nossa diversidade étnica.

Para quem não sabe a Guiné-Bissau é constituído por 40 etnias que compõem o povo daquele lindo país, fazendo-se o mosaico do mapa cultural.

Em cada um dos traços de filhos da Guiné-Bissau existe uma beleza representada, belezas únicas que representam cada etnia que juntos constituem o povo Guineense em diferentes manifestações morfológicas.

Neste caso vou dar exemplo de uma das etnias que é a etnia papel (pepel). Embora esta etnia seja exposta durante 5 séculos, conseguiu persistir estes tempos todos mantendo às suas raízes autóctones.

Começando pela matriz da representação no culto do pano e da nudez no casamento.

O culto de circuncisão (fanado), de dança, e de cerimónias tradicionais.
O culto de tecelagem (tisidur di pano) e uma das características destes cultos é lavoura e pesca.

E é uma etnia que sempre teve papel importante na primazia da emigração interna levando-se consigo as suas matrizes de representação. No sul/Tombali - fazem artesão de ferraria para lavoura. Quinará - criação de grupos de lavradores. Bidanda - cultivadores de mandioca e igualmente em M'pada, Can e Batambali onde tem concentração de pescadores e tecelagem. Bolama - antigo interposto colonial, a concentração dos papeles é na produção do cajú e nas Ilhas bijagós é na produção de óleos de palma e os seus derivados e é nestas mesmas ilhas que saiem 80% de palha que cobre às casa em Biombo e sem esquecer o famoso Djiu di Galinha.

Na região Norte estão situados em Psis - onde fazem pescas e extracções de óleos de palma. Caió - também fazem pescas e tecilagem. Cachéu - pesca e tecelagem e Canchungo idem. Entre outros.

Em resumo é uma etnia trabalhadora e de energia vibrante que mantém uma relação recíproca com a terra endógena.

Agora, é uma sociedade clássica na sua representação hierárquica suportado na base monárquica embora, respeitando o termo por conceito.

Esta etnia é representada por régulos que em outras palavras são considerados Reis que tem a sucessão por membros da família (djorson) e djorson significa divisão clássica e de supremacia de dominação entre às divisões para um reinar segundo o interesse maior.

Este é só uma pequena discrição de uma etnia tão rica e original na sua originalidade.

A Guiné-Bissau é um país rico pelas suas histórias e pelas suas etnias. É com as nossas histórias que podemos conhecer a verdadeira Guiné-Bissau construindo um compêndio que nos ajude a compreender a melhor Etnicidade de um povo que é a Guiné- Bissau.

Nota: Os artigos assinados por amigos, colaboradores ou outros não vinculam a IBD, necessariamente, às opiniões neles expressas.


1 comentário :

  1. A Guine-Bissau cmposta por 40 etnias, quais são se faz favor?

    ResponderEliminar


COMENTÁRIOS
Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.