sexta-feira, 8 de julho de 2016

BCEAO adverte que o crescimento económico da Guiné-Bissau será atingido com boa campanha agrícola

A Direcção Nacional de Banco Central dos Estados da África Ocidental (BCEAO), advertiu hoje (sexta-feira), 8 de Julho de 2016, que o crescimento económico do país só será atingido com uma boa campanha de agrícola, aliada a uma comercialização satisfatória da castanha de caju.

A advertência do banco central foi tornada pública através de uma nota de imprensa distribuída à imprensa, depois do encontro trimestrais da direcção nacional do BCEAO, que coincidiu com a segunda reunião do Conselho Nacional de Crédito (CNC). A nota informa ainda que a reunião do CNC, visa analisar a situação económica, monetária e financeira recente da união e do país em particular.

Segundo a nota, a taxa de inflação medida através do índice harmonizado dos preços ao consumidor, diminui de 1,3 por centos entre o mês de Março e Junho do ano em curso.

A direcção do BCEAO, de acordo com a nota, congratula-se com a melhoria da taxa de bancarização do país. Contudo, sugere que seja feita uma revisão em baixa das taxas de juros praticadas pelos bancos, como também a extensão dos serviços bancários à escala nacional e o aumento pelos bancos dos recursos disponibilizados para o financiamento da economia.

No que diz respeito a situação dos bancos, BCEAO garante que os bancos comerciais em actividade na Guiné-Bissau estão sujeitos a uma supervisão rigorosa, de acordo com as melhores práticas que assegure a aplicação de medidas apropriadas, visando a salvaguarda dos interesses dos depositantes.

“Os bancos do país dispõem actualmente de liquidez suficiente para fazer face a todas as solicitações da clientela e detém importantes investimentos em títulos públicos que, em caso de necessidade, podem ser transformados em liquidez através das possibilidades de refinanciamento oferecidas pelo BCEAO”, lê-se na nota.


A nota informa neste particular, que de acordo com a decisão do Banco Central, os bancos comerciais estão num processo de recapitalização que será concluído em Junho de 2017, em que o capital social será aumentado para 10 biliões de FCFA, o que contribuirá para solidez dos mesmos. Com o jornal Odemocrta

Sem comentários :

Enviar um comentário


COMENTÁRIOS
Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.