sábado, 9 de julho de 2016

Dia Internacional da População: "Investir nas raparigas é garantir o futuro “-mensagem do Secretário-geral da ONU

"A comunidade internacional comprometeu-se com uma nova agenda de desenvolvimento sustentável assente nos princípios de equidade e direitos humanos. Um objectivo central dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável é não deixar ninguém para trás.

Apesar dos ganhos significativos alcançados na redução da pobreza e da melhoria de oportunidades e bem-estar para muitas pessoas à volta do mundo, centenas de milhões de pessoas continuam desesperadas pela possibilidade de um futuro melhor. Entre os menos favorecidos por iniciativas de desenvolvimento anteriores encontram-se as meninas, em particular aquelas que estão na fase da adolescência.

Quando deveriam estar na escola e a sonhar as possibilidades à sua frente, demasiadas meninas vêem desfeitas as suas ambições por armadilhas sociais e culturais. Enquanto as opções e oportunidades tendem expandir-se para os rapazes quando entram na adolescência, para as meninas muito frequentemente reduzem-se. Metade das agressões sexuais cometidas em todo o mundo são contra meninas com 15 anos ou mais jovens. Nos países em desenvolvimento, uma em cada três meninas casa antes de atingir 18 anos. E as adolescentes têm menos probabilidade do que os rapazes adolescentes para iniciar ou terminar a escola secundária.


Corrigir essas desigualdades é fundamental para o sucesso da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. É por isso que nela se inclui o objectivo específico de alcançar a igualdade de género e capacitar todas as mulheres e meninas. Neste Dia Mundial da População, exorto todos os governos, empresas e sociedade civil a apoiar e investir em meninas adolescentes. Todo mundo merece os benefícios do crescimento económico e do progresso social. Vamos trabalhar juntos para garantir uma vida de segurança, dignidade e oportunidade para todos." Com a ONU na Guiné-Bissau

Sem comentários :

Enviar um comentário


COMENTÁRIOS
Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.