quarta-feira, 28 de setembro de 2016

Igreja católica de Guiné-Bissau pede reflexão sobre “males” causados ao país

A Igreja católica da Guiné-Bissau apela aos atores políticos e guineense em geral no sentido de fazerem exame de consciência sobre os males já causados à nação guineense onde a crise política persiste há mais de um ano

O apelo foi feito, esta terça-feira (27), pelo bispo auxiliar da diocese de Bissau, Dom Lampra Cá, a margem da reunião do secretariado diocesano da diocese de Bissau que decorreu durante todo o dia de hoje, na cúria diocesana de Bissau, onde foi discutida a situação da crise sociopolítica do pais, os preparativos para o sínodo diocesano a realizar-se em Bissau no próximo ano de 2017.

Dom Lampra Cá disse ainda o país só desenvolve se a maioria das pessoas e principalmente os que têm o poder da decisão trabalham neste sentido e o país está em crise e a responsabilidade para mudar este rumo é de todos os guineenses e deve-se ter a vontade de mudar algo para o positivo.

“Que cada guineense faça o exame de consciência e para ver quantos males já fez a Guiné-Bissau, quantos problemas já ajudou a criar e dizer basta, porque, permanecendo nesta condição, ninguém ficará bem e nem tão pouco o país. É chegada a hora de dizer basta, redimensionando e mudando as nossas vidas no sentido positivo colaborando com todos os irmãos guineense, mesmo correndo risco de perder algo mas para que o bem comum seja salvaguardado”, pede o pastor da Igreja Católica.

Entretanto, sobre a proposta apresentada pela missão da CEDEAO, para saída da crise política vigente no país, Dom Lampra cá, disse que o momento actual não ajuda o país a crescer, o problema afecta muito o país e qualquer pessoa que analisa a situação com realismo sabe que estamos parados no mesmo local.

“Se surgir oportunidades para ajudar-nos a crescer e resolver o nosso problema, como a maioria espera, deve haver colaboração, buscando concentrar a nossa atenção naquilo que nos ajuda a salvar e a colocar todos a encontrar uma saída. Agora se isso não acontecer e perdermos a oportunidade, não devemos dizer posteriormente que somos abandonados”, aconselha Dom Lampra Cá que diz esperar que este cenário não aconteça no país e nesta oportunidade deve ser renunciada o que não ajuda os guineenses a unirem e salvaguardar o que é do interesse comum.

Portanto, na mesma entrevista á Rádio Sol Mansi, o Bispo auxiliar da diocese de Bissau, disse que já estão a ser preparados os “caminhos” para a realização da sessão, em Fevereiro do sínodo diocesano que deverá ter lugar no presente ano pastoral.

A diocese de Bissau completa no próximo ano 40 anos da sua criação e Dom Lampra Cá disse que este é um acontecimento importante na vida da diocese e a Igreja quer preparar da melhor forma este evento para ser o motivo de agradecimento á Deus todo-poderoso.


Padres e irmãs da diocese de Bissau estavam reunidos, esta segunda-feira, na cúria diocesana de Bissau, para o primeiro encontro do secretariado diocesano pastoral de diocese de Bissau para a preparação do novo ano pastoral 2016/2017. Com a Rádio Sol Mansi

Sem comentários :

Enviar um comentário


COMENTÁRIOS
Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.