sexta-feira, 16 de setembro de 2016

O PAIGC apela reconciliação e coesão interna do partido

"O 60.º aniversário do partido é um marco importante para a mudança do partido. Apelou-se à reconciliação e à coesão interna, mas nunca cedendo nos princípios e valores do PAIGC", referiu João Bernardo Vieira.

"A disciplina partidária é um princípio fundamental" do partido, acrescentou.

João Bernardo Vieira falava aos jornalistas à saída da reunião do comité central que antecede as celebrações dos 60 anos do partido, que se assinalam na segunda-feira, dia 19.

Apesar de ter vencido as eleições de 2014 com maioria absoluta, o PAIGC perdeu o controlo do parlamento devido à dissidência de 15 deputados que se juntaram à oposição.

O Presidente da República já demitiu dois governos do partido e deu posse em junho a um novo elenco formado pelo segundo partido mais votado (PRS) e por alguns dos 15 - entre os quais o primeiro-ministro, Baciro Djá.

No entanto, a turbulência tem impedido o parlamento de funcionar, prolongando uma crise política que levou os países vizinhos a intervirem.

Os presidentes da Guiné-Conacri e Serra Leoa visitaram Bissau no sábado, como mediadores da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), e propuseram um acordo que foi assinado por todos os intervenientes políticos - incluindo o PAIGC.

O documento, prevê, entre outras medidas, a criação de um governo de inclusão que funcione e garanta estabilidade até ao fim da legislatura, em 2018.

Apesar de o tema ter sido abordado, a participação do PAIGC nesse futuro governo não mereceu qualquer decisão na reunião de hoje do comité central, concluiu João Bernardo Vieira. Com a Lusa

3 comentários :

  1. Há uma grande diferença entre princípios e valores institucionais e princípios e valores pessoais ou de grupos.
    Um Partido Político é uma Instituição, de um Colectivo de Militantes, independentemente dos cargos que desempenham no Partido e não uma empresa privada de alguém, ou de um grupo de accionistas que fazem dos seus ideais, os ideais do Partido.
    Que fazem dos seus princípios e valores, os princípios e valores do Partido, quiçá, de toda uma Instituição.
    Que interpretam e fazem uso da disciplina partidária em função das suas conveniências, tendo em conta os seus interesses pessoais e de grupos a defender, contra todo aquele que ousa pensar e agir diferente, mesmo em nome dos melhores interesses do Partido.
    Como reconciliar e unir um Partido que não aceita a liberdade de pensamento dos seus militantes?
    Como falar em democracia num Partido que apenas interessa ter unanimidade nas tomadas de decisão, ignorando a importância dos pontos de vista distintos/divergentes?
    Se a disciplina partidária está acima da consciência cidadã e política, então, não me admira que haja sempre unanimidade nas decisões dos partidos políticos, sob pena de quem contrariar algo, ser visto como inimigo do Partido e, por via da disciplina partidária, vir a ser expulso do Partido.
    Positiva e construtivamente.
    Didinho 16.09.2016

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O exercício do contraditório é enriquecedor quando feito num quadro intrapartidario e não interpartidário, onde ganha carácter de algo nocivo à coesão do partido.
      Sejamos íntegros e facilitadores da análise daquilo que genuinamente está em causa.
      A bem da Guiné e dos guineenses.

      Eliminar
  2. O Secretário Nacional do Partido Africano para Independência da Guiné e Cabo-Verde (PAIGC), reiterou hoje que o objectivo principal do seu partido é tirar o povo guineense da situação de pobreza em que se encontra.


    Ali Aljazi falava numa conferência de imprensa alusiva as comemorações do chamado “Setembro vitorioso” e que terá o seu ponto mais alto a 19 de Setembro, dia em que o PAIGC completa os 60 anos de vida.

    “ Os 60 anos tem grande significado na vida de um partido como o nosso que sempre marcou diferença pela positiva em relação à outras formações políticas no país, em África e em todo o mundo” disse.

    O Secretario Nacional dos libertadores lembrou aos militantes que o principal objetivo do partido é de acabar com o sofrimento com que o povo guineense se depara, unir e trabalhar para o seu bem-estar, sob a orientação do partido.

    Por seu turno, o Presidente da Comissão Organizadora do “Setembro vitorioso”, Luís Aníbal Pereira afirmou que os 60 anos que o partido vai completar no próximo dia 19 foram marcados pela história, conquista e muito sacrifício, razão pela qual, “mesmo empurrados para a oposição, esta data não podia passar despercebido”.

    Segundo Pereira um vasto programa alusivo a data iniciou no passado dia 04 de Setembro com a deposição de coroas de flores junto ao Mausoléu de Amura, marcando a data de transladação dos restos mortais de Amílcar Cabral da República da Guiné-Conacri para Bissau.

    “ Este ano teremos uma Conferência Internacional sobre a Atualidade dos Pensamentos de Cabral, programas desportivos e culturas “informou.

    O coordenador do “Setembro vitorioso” confirmou a presença dos partidos amigos do PAIGC, nomeadamente o Movimento para Libertação de Angola (MPLA),Movimento de Libertação de São Tomé e Príncipe (MLSTP), tendo lamentado a ausência do representante do Partido Africano para Independência de Cabo-Verde (PAICV) na efeméride.

    Segundo Luís Aníbal Pereira internamente serão convidados os partidos políticos, sociedade civil, universitários, entre outros.

    “O evento vai ainda contar com o lançamento do livro sobre a vida e obra de Cármen Pereira, no próximo dia 22 de Setembro e no dia 24 o partido vai realizar atividades políticas para assinar a data da Independência da Guiné-Bissau que considera de grande conquista” vincou Luís Aníbal Pereira.

    ResponderEliminar


COMENTÁRIOS
Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.