segunda-feira, 19 de setembro de 2016

O PAIGC e o seu Presidente podem dizer tudo, culpar e responsabilizar todos que para eles cometeram erros

Por, Fernando Casimiro

O PAIGC e o seu Presidente podem dizer tudo, culpar e responsabilizar todos que para eles cometeram erros. Porém, o PAIGC e o seu Presidente, devem ter a honestidade, a humildade e a ousadia de assumirem publicamente, os seus erros, desde pelo menos, a proclamação da independência, aos dias de hoje.

Dias de hoje, em que o Presidente do PAIGC não foi capaz, até agora, de dar a mão à palmatória, pelos erros cometidos na gestão da crise interna do PAIGC que trespassou para uma crise institucional nos 3 órgãos de soberania, de âmbito político, cujos representantes máximos são do PAIGC.

Reconhecer os nossos erros e não apenas atribuir erros a outros, é o primeiro passo para a reconciliação, pois que, se julgarmos os outros, pelos nossos pontos de vista, esses "outros" também estarão no direito de nos julgarem tendo em conta os seus pontos de vista.

Já chega de tanta demagogia, de tanta arrogância. Nenhuma reconciliação se faz com arrogância, com confrontações e acusações e sem uma introspecção de todas as partes desavindas, que permita o reconhecimento dos erros de parte a parte.

É chegada a hora de o PAIGC e o seu Presidente assumirem os seus erros, assumirem que nem sempre estiveram bem, mas que de facto assumem tudo isso, em jeito de arrependimento e "renascimento" para uma nova fase, em prol da Guiné-Bissau e dos Guineenses.

Como disse, nunca fui, não sou e jamais serei contra nenhum Partido Político da Guiné-Bissau. Apenas faço questões que estejam à altura das suas responsabilidades.

Positiva e construtivamente.

Nota: Os artigos assinados por amigos, colaboradores ou outros não vinculam a IBD, necessariamente, às opiniões neles expressas.

Sem comentários :

Enviar um comentário


COMENTÁRIOS
Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.