quinta-feira, 6 de outubro de 2016

O chefe de Estado Maior General das Forças Armadas, General Biaguê Na N'tan, reafirma a total submissão das FARP’s ao poder político e pleitear que as Forças Armadas da Guiné-Bissau voltem a participar nas missões internacionais de manutenção de paz

O chefe de Estado Maior General das Forças Armadas, General Biaguê Na N'tan, pretende que as Forças Armadas da Guiné-Bissau voltem a participar nas missões internacionais de manutenção de paz e reafirma a total submissão ao poder político no país.

Em conferência de imprensa promovida nas instalações militares, após a promoção dos oficiais militares feita hoje pelo Presidente guineense, José Mário Vaz, General Biaguê realçou a sua intenção de modernizar e relançar as Forças Armadas ao nível internacional, sem descurar a sua missão interna de garantir a paz e defender o território nacional.

Dois anos depois da sua nomeação ao cargo de Chefe de Estado-maior General e sua consequente promoção ao posto de Tenente General pelo Presidente da Republica, José Mário Vaz, Biaguê Na N´Tan, um homem que teve uma carreira militar notável, deixando exemplos invejáveis em todos os locais por onde passou, foi graduado patentes de General de 4 Estrelas.

Biague Na Ntan é o segundo Chefe militar a beneficiar da mais alta promoção, a General da Divisão, depois de João Bernardo Vieira, antigo Presidente do Conselho de Estado no regime mono partidário.

A promoção aconteceu no último Conselho Superior da Defesa Nacional da Guiné-Bissau. 


Instado a falar sobre caso Almirante José Americo Bubo Na Tchuto, o Chefe de Estado-maior General das Forças Armadas, Biaguê Na N´tan, evitou comentar o caso, alegando falta de documentos oficiais. 

O líder militar disse que ainda as Forças Armadas guineenses não receberam qualquer documento oficial das autoridades norte-americanas sobre caso Bubo Na Tchuto, apenas uma chamada telefónica de um diplomata guineense em Nova Iorque a dar a "boa notícia" de que Bubo poderá em breve regressar ao país.


Em conversa com os jornalistas, Biaguê Na N´tan, prometeu falar sobre o assunto quando tiver mais elementos oficiais em mão.

2 comentários :

  1. O chefe de Estado-maior General das Forças Armadas da Guiné-Bissau, Biagué Na Ntan foi promovido a General de quatro estrelas.

    Em conformidade com a resolução número um do Conselho Superior de Defesa Nacional, do ano em curso, citado pelo Jornal “O Democrata”, a nomeação fez-se no quadro de reajuste de patentes à alguns Oficiais Generais pelos cargos que agora vêm desempenhando em diferentes ramos das Forças Armadas, como forma de contribuir para a elevação da dignidade do exercício dos cargos perante seus homólogos estrangeiros.

    Até a data da sua nova promoção a Tenente-General de quatro estrelas, Biagué Na Ntan era apens Tenente-General.

    Ainda no capítulo das nomeações, o Comodoro Carlos Alberto Mandungal, Chefe de Estado-maior da Armada, foi promovido a Contra Almirante e o Coronel Steve Lassana Massaly, até aqui Vice-chefe de Estado-maior do Exército, foi promovido a Brigadeiro-General.

    Com o mesmo fundamento, foram promovidos a Capitão de Fragata, Armando Siga, Vice-chefe de Estado-maior da Armada, a Comodoro, o Coronel Albertino António Cuma promovido à Brigadeiro-General.

    ResponderEliminar
  2. Pela história do país, Biague Na Ntan é o segundo Chefe militar a beneficiar da mais alta promoção, a General da Divisão, depois de João Bernardo Vieira, antigo Presidente do Conselho de Estado no regime mono partidário, disseram fontes militares.

    ResponderEliminar


COMENTÁRIOS
Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.