quinta-feira, 5 de janeiro de 2017

China equipa Forças Armadas Revolucionárias do Povo da Guiné-Bissau

A República Popular da China oferece equipamentos militares às Forças Armadas Revolucionárias do Povo (FARP) da Guiné-Bissau. O lote de materiais oferecidos ontem, 04 de Janeiro 2017, inclui meios de transportes e equipamentos do escritório estimados em mais de dois milhões de Euros (20 milhões de Yuans, moeda chinesa).

Equipamentos entregues por Embaixador da China na Guiné-Bissau, Wang Hua ao governo guineense através do titular da pasta da defesa nacional, General Dr. Eduardo Costa Sanhá, constam os seguintes materiais: dez (10) autocarros com capacidade de transportar cerca de trinta e cinco (35) pessoas cada e dez (10) viaturas [Jeep]. Ainda em quinze contentores instalados no quintal do antigo Quartel-general (QG), actual Estado-Maior do Exercito constam diversos materiais para equipar os escritórios das FARP, por exemplo: 200 computadores de mesa e 120 computadores portáteis, entre outros materiais.

Após a cerimónia da entrega dos materiais, o ministro da Defesa Nacional, General Dr. Eduardo Costa Sanhá disse na sua intervenção que os materiais ora recebidos são fruto do protocolo de acordo sobre o fornecimento gratuito de materiais militares à Guiné-Bissau pela China.

“É imperativo começarmos a dar bons exemplos em matéria de gestão, sobretudo dos recursos provenientes da nossa cooperação com os nossos parceiros bi e multilaterais de desenvolvimento, porque trata-se da contribuição do seu povo, e que lhes foi subtraído para apoiar-nos neste esforço de desenvolvimento”, advertiu o governante.

Sanhá diz reconhecer os esforços que o Chefe de Estado-Maior General das Forças Armadas, General Biague Na N’Tan tem imprimido para minimizar as carências a nível das diferentes estruturas militares, razão pela qual promete interceder junto do Chefe do Governo para melhorar cada vez mais as condições dos militares.

“Se olharmos um pouco as estatísticas do nosso sector, com uma atenção especial ao domínio das infra-estruturas, concretamente a construção do bairro dos ex-combatentes, o Hospital Militar Principal, a reabilitação das residências no Ex-QG, não nos restam dúvidas sobre a dimensão e o impacto da cooperação chinesa no sector da defesa”, observou o titular da pasta da defesa nacional.

Por seu turno, o embaixador da China na Guiné-Bissau, Wang Hua descreve o ato como sinal de amizade do compromisso entre os povos da China e da Guiné-Bissau, das forças armadas chinesas e guineenses, assim como dos governos de Pequim e de Bissau. O diplomata lembrou que os laços entre os dois países vêm dos anos 60 do século passado, quando na capital chinesa Amílcar Lopes Cabral assinou com o governo da China um importante acordo para obter apoios militares.


“Os elementos das forças armadas da China e da Guiné-Bissau vêm das famílias camponesas, por isso, apesar de terem um uniforme militar, não lhes tira o estatuto de serem uma parte inseparável do povo ou da nossa comunidade social, ou seja, a classe castrense é um elemento importante de participação nas nossas sociedades, fato que nos une ainda mais nessa luta contra a fome”, vincou Wang Hua. Com Odemocrata

1 comentário :

  1. A cerimónia na qual estiveram presentes os Ministros da Economia e Finanças, dos Negócios Estrangeiros e das Comunidades, do Chefe do Estado Maior General das Forças Armadas Revolucionarias do Povo, chefes de Estado Maior dos Ramos e outras entidades teve lugar nas instalações do Estado Maior do Exército.

    A cerimónia, presidida pelo Ministro da Defesa Nacional Major General Duardo Costa Sanhá foi dividida em duas partes sendo a primeira marcada pelo acto oficial e a segunda pela visita aos materiais e consequente entrega das chaves e pelo embaixador Wang Waa ao titular da pasta de defesa.

    Segundo os dados o donativo que acaba de beneficiar as FARP, é orçado em vinte milhões de Yuans, mais de dois milhões e meio de Euros.

    No seu discurso, o embaixador da República Popular de China, disse que a China, sendo um país com fortes focos da sua história, comparáveis a da Guiné-Bissau principalmente por um longo período de ocupação do seu território e a marginalização do seu povo, por um longo tempo de elevado nível de pobreza vivida no seio da sua comunidade e a aterrorizarão do regime ocupavam o seu país desde os anos 60, tem vindo a apoiar prontamente a Guiné-Bissau no combate contra o colonizador e o regime fascista através de formações militares e doações de armas modernas.

    No entanto findo esta fase a China adopta uma nova linha de apoio baseada nas exigências do mundo desenvolvido com a formação técnica e académica dos quadros militares e apoio com materiais capazes de facilitar o trabalho administrativo e logística das FARP.

    O embaixador não deixou de frisar que a missão das Forças Armadas da Guiné-Bissau, baseasse-a em leal consolidação da paz social e a materialização do “Projecto Mão na Lama” sendo está uma referência das forças armadas da China. Sendo assim, a tarefa primordial das FARP é uma luta contra a pobreza uma vez que a FARP é maioritariamente constituída por soldados oriundos da zona rural.

    O Ministro de Defesa Nacional ao usar da palavra começou por saudar todos os membros da mesa os Chefes dos Ramos e os convidados Manifestou o seu reconhecimento aos apoios incomparáveis que sempre a o Governo da China tem prestado a Guiné-Bissau em vários domínios da vida social da população e as nossas Forças Armadas há décadas.

    Admir Lopes Correia No entretanto, tendo em consideração o conteudo historico do discurso pronunciado pelo Ministro da Defesa Nacional, Major General Duardo Costa Sanhá no acto da entrega oficial do donativo do Governo da República Popular da China as FARP, no dia 4 de Janeiro de 2017, farp decidiu publicar o mesmo na integra.

    Permitam-me gozar desta oportunidade que me é oferecida, para em nome da instituição que represento, agradecer a disponibilidade dos ilustres membros do Governo e do próprio Embaixador da República Popular de China na Guiné-Bissau, para presenciar este acto nobre, modesto mas que reveste duma importância particular para as Forças Armadas da República da Guiné-Bissau.

    ResponderEliminar


COMENTÁRIOS
Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.