sexta-feira, 27 de janeiro de 2017

MENSAGEM DE CONDOLÊNCIAS PELO FALECIMENTO DO MAJOR GENERAL BITCHOFULA NA FAFÉ

Profundamente consternados pela notícia do falecimento, em Bissau, no dia 25.01.2017, pelas 23 horas, do major General Bitchofula Na Fafé, um destacado antigo combatente da Guiné-Bissau e Cabo Verde, que lutou com dignidade para libertação da nação guineense e nação cabo-verdiana, vimos juntar o nosso pesar ao de toda a Nação Guineense e cabo-verdiana.

Apresentamos sentidas condolências à sua Família e Filhos, aos Amigos, a FARP de que foi Major General.

Major General Bitchofula Na Fafé é um nome grande da nação Guineense e Cabo-verdiana e, que merecera uma estátua ou uma avenida ao seu nome.

Bitchofula Na Nafé decidiu voluntariamente partir para a reserva, caso inédito nas forças de defesa e segurança dando assim, uma verdadeira lição de moral, e patriotismo.

Que o seu Espírito nos acompanhe, enquantos Nações, para continuarmos a sua luta pela Justiça Social e do Desenvolvimento equitativo de todo o Povo (Guineense e Cabo-verdiano), para a progressiva melhoria da sua condição de Vida.

De salientar que Major General Bitchofula Na Fafé , nasceu em Catió a 13 de Janeiro de 1949, aderiu a luta em 1962 nas matas de Cabelol sob comando de João Bernardo Vieira “Nino”.

Em Junho do mesmo ano integra as unidades de guerrilha dirigido pelos camaradas Abdu Camará e Isnaba Na Fumade.

Em 1967 recebeu arma R.P.D das mãos de Amílcar Cabral e em 1969 beneficiou de uma bolsa de estudos militares na antiga União Soviética. Em 1976, integrou a escola básica da polícia César Dabó, como comandante de pelotão na Base Aérea. No mesmo ano foi graduado segundo Sargento e nomeado adjunto comandante de operações do comissariado da POP, depois foi designado comandante da 2ª Esquadra.

Em 2000 recebeu o patente de Coronel, mais tarde ao de Brigadeiro General e Comissário-geral da Polícia da Ordem Pública e, mais tarde foi promovido para Major General. Também desempenhou o cargo do Conselheiro do então Primeiro-ministro, Carlos Gomes Júnior para a área da Segurança. Mais tarde reformou-se e passou a fazer a política activa no Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC).

Bitchofula Na Fafé deixou uma obra literária de 163 páginas. O livro editado em Março do ano 2014, foi intitulado “Nhoma: Uma Trajectória da Luta de Libertação Nacional”, no qual retrata o percurso da sua vida durante a luta da libertação nacional.

Foi um combatente que contribuiu para libertação da Guiné-Bissau e Cabo Verde.

Que a sua Alma repouse em Paz!

Um Abraço de ATÉ SEMPRE, MAJOR GENERAL BITCHOFULA NA FAFÉ! ALANTÉ NDAN!

1 comentário :

  1. Abusos da tropa colonial portuguesa contra a população da Guiné-Bissau precipitaram o início da luta armada, iniciada há 50 anos, defendeu hoje o general Bitchoufula Na Fafé, ex-guerrilheiro do PAIGC.

    A luta armada contra o colonialismo português começou na Guiné-Bissau a 23 de janeiro de 1963, faz 50 anos na quarta-feira, dia feriado no país e dedicado aos "Combatentes da Liberdade da Pátria".

    Nesse dia, as forças do Partido Africano para a Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC) atacaram a tropa portuguesa em Tite, onde ficava um quartel, no sul do país e não muito longe de Bissau em linha reta mas que por estrada fica muito distante (devido à necessidade de contornar os rios).

    A luta de libertação havia de durar 10 anos, até o PAIGC declarar unilateralmente a independência, a 24 de setembro de 1973, reconhecida por grande parte da comunidade internacional. Portugal, o país colonizador, reconheceu a independência em setembro de 1974.

    Em declarações à Agência Lusa a propósito da data, o general na reserva e ex-artilheiro na frente sul Bitchoufula Na Fafé não tem dúvidas em como o PAIGC não podia ter outra reação "perante os abusos do colonialismo" contra a população guineense.

    "O abuso era demasiado. A população, sobretudo a do sul da Guiné, não podia ficar impávida e serena perante as atrocidades, por isso, o partido decidiu mobilizar a população a pegar em armas contra os colonialistas portugueses", defendeu.

    Bitchoufula Na Fafé não fez parte do grupo que atacou o quartel de Tite no dia 23 de janeiro de 1963, mas tem uma teoria sobre o sucedido.

    "A guerrilha, que já existia nessa altura, decidiu atacar o quartel de Tite por ser o local onde o Capitão Curto mandou prender pessoas que tinha detido em várias zonas do sul, sob alegação de serem terroristas do partido", contou o general.

    "Dias antes houve uma grande operação de buscas em várias zonas do sul, com os homens do Capitão Curto a procurarem por 'Nino' Vieira. Dessa operação várias pessoas foram presas, sete pessoas na nossa 'tabanca' foram mortas pela tropa colonial", afirmou Na Fafé, ex-comissário-geral da Polícia de Ordem Publica.

    Na altura Capitão do exército, José dos Santos Carreto Curto era o chefe militar mais temido no sul da Guiné.

    O general Bitchoufa Na Fafé contou que os homens do capitão Curto "não davam sossego" às populações porque, disse, sabiam das movimentações de elementos do PAIGC na mobilização das populações. Daí ao início da luta armada foi um passo.

    "Os colonialistas cometiam abusos que toda gente podia reparar. Trabalho forçado, abuso contra as mulheres na presença dos seus maridos legítimos, roubo e abate do gado bovino, coisas terríveis. Não podíamos ficar de braços cruzados", defendeu o ex-guerrilheiro.

    Hoje com 64 anos, o general disse que na altura do início da luta armada o PAIGC ainda não tinha formado o exército, o que só viria a acontecer um ano depois, mas já tinha "a guerrilha consciente".

    "A guerrilha, muito antes desse ataque ao quartel de Tite, já vinha fazendo coisas, reações contra os abusos. Já existia uma forte consciência da guerrilha contra esses abusos", sublinhou Na Fafé, que disse ter mais tarde falado pessoalmente com os guerrilheiros Arafam Mané e Quemo Mané, tidos pela História, como os homens que dispararam os primeiros tiros contra um quartel do exército colonial.


    A "proeza" é ainda hoje assinalada com um dia feriado no país e na quarta-feira será lembrada pelas forças armadas da Guiné-Bissau, numa cerimónia evocativa.

    ResponderEliminar


COMENTÁRIOS
Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.