sábado, 28 de janeiro de 2017

"A irracionalidade e a intolerância" estão de volta, diz Guterres

A propósito do dia em que se assinala a memória do Holocausto, António Guterres divulgou uma mensagem em vídeo em que alerta para o "crescimento do extremismo, xenofobia, racismo e do ódio anti-islâmico", garantindo que o "a irracionalidade e a intolerância estão de volta".

A mensagem do secretário-geral das Nações Unidas deixa vários alertas, numa altura em que vários políticos com visões xenófobas estão perto de conseguir lugares de poder na Europa e Donald Trump assumiu o lugar de presidente dos EUA, com uma agenda muito restritiva no que concerne ao apoio a refugiados e à imigração.

"Seria perigosos pensar no Holocausto como o simples resultado da insanidade de um grupo de Nazis criminosos. Pelo contrário, o Holocausto foi o culminar de milénios de ódio, bodes expiatórios e discriminação contra os judeus".

Transpondo este crescimento de sentimentos extremistas para a atualidade, Guterres assinala o "preocupante crescimento" da xenofobia e racismo, para concluir: "a irracionalidade e a intolerância estão de volta".

Salientando os "valores universais da Carta das Nações Unidas e da Declaração Universal dos Direitos do Homem", Guterres instou o Mundo a não ficar indiferente ao sofrimento e a defender os mais vulneráveis.


"Depois dos horrores do século XX, não deve haver espaço para a intolerância no século XXI. Garanto-vos que enquanto Secretário-Geral das Nações Unidas vou estar na linha da frente na batalha contra o antissemitismo e todas as outras formas de ódio", garantiu. Com o Jornal de Notícias

Sem comentários :

Enviar um comentário


COMENTÁRIOS
Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.