sábado, 25 de fevereiro de 2017

Jardim “nossa senhora de Fátima” e “escola satélite” são vencedores do carnaval infantil 2017, na Guiné-Bissau

O Jardim “Nossa Senhora de Fátima” e a “Escola Satélite” foram grandes vencedores do desfile do Carnaval Infantil realizado hoje, 24 de fevereiro 2017, sob o lema, “As Crianças na cultura como Fator de Inserção Social e Económica”. Jardim ‘Nossa Senhora de Fátima’, conseguiu 21, 5 pontos e ocupou o primeiro lugar na categoria de Jardins, enquanto a ‘Escola Satélite’ obteve 20,5 pontos, que o permite ganhar o desfile na categoria das escolas.

O concurso do Carnaval Infantil foi realizado na Av. Domingos Ramos ao lado da Câmara Municipal de Bissau, sob a organização da Associação para Solidariedade e Ação (ASA) e contou com a participação de nove (09) Jardins e dez (10) Escolas, ambos do setor autónomo de Bissau.

O desfile das crianças de diferentes Jardins e Escolas de Bissau foi coroado com danças tradicionais de diferentes grupos étnicos que compõem o museu etnográfico da Guiné-Bissau e de récitas de poesias, onde as crianças pediram o entendimento no seio das autoridades nacionais e em particular da classe política, em alusão à atual situação do país.

O prémio será entregue no próximo dia 04 de Março a todos os Jardins e escolas que participaram do desfile do Carnaval Infantil 2017, no valor estimado em 80 mil Francos CFA por cada jardim/escola.

Após o desfile, a Madrinha do Evento, Primeira Dama, Maria Rosa Vaz sublinha, na sua intervenção, que o Carnaval é a maior manifestação da diversidade cultural guineense, onde são demostrados os valores culturais do país.

Neste sentido, deixa acreditar que só através da valorização da diversidade cultural que os guineenses podem conseguir uma verdadeira mudança de atitude e comportamentos. Contudo, sublinhou que é urgente promover a harmonia e a reconciliação nacional entre os cidadãos da Guiné-Bissau.

“Esta manifestação cultural tem sido acompanhada de alguns aspectos negativos que violam principalmente a proteção dos direitos das crianças nomeadamente, consumo de álcool e drogas. As crianças, em certas ocasiões, são violadas involuntariamente. Quero pedir aos pais e encarregados de educação para darem mais atenção às crianças. É imperativo que as nossas crianças não permaneçam nas barracas e nos lugares de diversão sem serem acompanhadas pelos pais ou encarregados de educação, assim evitaremos o desaparecimento de muitas crianças e diminuiremos os abusos e exploração sexual das mesmas”, aconselhou.

O Presidente da Comissão Organizadora do Carnaval Infantil, Danilson Vaz, agradeceu os apoios que permitiram realizar o evento e considera de positivo o balanço do desfile infantil. Com Odemocrata

Sem comentários :

Enviar um comentário


COMENTÁRIOS
Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.