quarta-feira, 26 de abril de 2017

O Chefe do Estado Maior General das Forças Armadas Revolucionarias do Povo da Guiné-Bissau, General Biaguê Nan Tan, representa o país na reunião dos chefes de Estado-Maior-General das Forças Armadas da CPLP

Os chefes de Estado-Maior-General das Forças Armadas da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) aprovaram numa reunião que decorreu em Lisboa, entre 19 e 20 de Abril, um projecto para criar um colégio de defesa e um mecanismo de resposta conjunto as situações de catástrofe.

Em comunicado sobre a 19.ª reunião anual dos chefes de Estado-Maior-General das Forças Armadas da CPLP - que decorreu em Lisboa e contou com a presença de todos os países --, as Forças Armadas anunciam que foi feita "a análise da situação político-militar e das questões internacionais de defesa e segurança com eventuais implicações para os países membros".

"Destacam-se ainda a aprovação do projecto de criação de um colégio de defesa da CPLP e o projecto de criação do mecanismo de resposta da comunidade a situações de catástrofe", refere.

Segundo o General Biaguê Nan Tan, trata-se de uma reunião magna dos Chefes de Estado-maior da CPLP, realizada anualmente. Em 2016, ela teve lugar em Moçambique e este ano será em Portugal. As reuniões de Chefias militares da Comunidade da lusofonia têm como objectivo analisar a situação interna e internacional da defesa e nelas, são discutidos assuntos militares muito importantes que concernem os Estados Membros da CPLP.

De acordo com as Forças Armadas, "os objectivos delineados para a reunião foram amplamente atingidos, sublinhando-se a profundidade da reflexão e o amplo consenso em todos os assuntos debatidos, em particular no âmbito da avaliação da situação político-militar e das questões de defesa".

Na sequência dos exercícios da série "Felino" foi ainda "avaliado o exercício realizado em 2016 em Cabo Verde" e apresentado o exercício que se irá realizar, no Brasil, ainda em 2017.

A importância do contributo do Centro de Análise Estratégica da CPLP, sediado em Moçambique, no acompanhamento da situação político-militar foi outro dos temas debatido nesta reunião.


"O evento teve início na Praça do Império com uma Guarda de Honra conjunta (representativa dos três Ramos das Forças Armadas Portuguesas), a que se seguiu a deposição de uma coroa de flores junto ao túmulo de Camões, no Mosteiro dos Jerónimos", descreve ainda.

1 comentário :

  1. Decorreu em Lisboa, entre 19 e 20 de abril, a 19ª reunião dos Chefes de Estado-Maior-General das Forças Armadas (CEMGFA) da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

    A reunião em apreço tem uma periodicidade anual, é rotativa entre os diversos países membros e dispõe de um secretariado permanente para os assuntos de defesa, relevando-se, este ano, a participação da totalidade dos CEMGFA da CPLP.

    O evento teve início na Praça do Império com uma Guarda-de-Honra conjunta (representativa dos três Ramos das Forças Armadas Portuguesas), a que se seguiu a deposição de uma coroa de flores junto ao túmulo de Camões, no Mosteiro dos Jerónimos.

    A reunião propriamente dita decorreu no "Palácio Vilalva" (antigo Quartel-General do extinto Governo Militar de Lisboa) onde foram debatidos, entre outros, os seguintes assuntos:

    - A análise da situação político-militar e das questões internacionais de defesa e segurança com eventuais implicações para os países membros da CPLP;

    - Na sequência dos exercícios (conjuntos e combinados) da série "Felino", foi avaliado o exercício realizado em 2016 em Cabo Verde e apresentado o exercício que se irá realizar, no Brasil, ainda neste ano de 2017;

    - A importância do contributo do Centro de Análise Estratégica da CPLP, sedeado em Moçambique, no acompanhamento da situação político-militar e das questões internacionais de defesa e segurança com eventuais implicações para os países membros;

    - Destacam-se ainda a aprovação do projecto de criação de um colégio de defesa da CPLP e o projecto de criação do mecanismo de resposta da CPLP a situações de catástrofe.

    No final do primeiro dia de reunião, S. Ex.ª o Ministro da Defesa Nacional Professor Doutor Azeredo Lopes, recebeu, no seu gabinete, os cumprimentos dos CEMGFA da CPLP.

    Os objectivos delineados para a reunião foram amplamente atingidos, sublinhando-se a profundidade da reflexão e o amplo consenso em todos os assuntos debatidos, em particular no âmbito da avaliação da situação político-militar e das questões de defesa.

    A próxima reunião, em 2018, foi agendada para o Brasil.

    ResponderEliminar


COMENTÁRIOS
Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.