terça-feira, 21 de novembro de 2017

Guiné-Bissau: O Museu Militar de Luta de Libertação Nacional abriu suas portas ao público

As visitas que, segundo o responsável do museu, ainda se fazem nos sábado e domingo no horário único, das 9 as 17 horas, são gratuitas, uma oportunidade dada ao público e interessados desejando conhecer as realidades da luta armadas pela descolonização dos povos da Guiné e Cabo Verde.

Trata-se de uma coincidência ou destino natural, o primeiro visitante oficial que o Museu Militar de Luta de Libertação Nacional recebeu no dia 13 de Outubro 2017 foi o ex-Ministro dos Negócios Estrangeiros de Portugal, Luís Amado, que se encontrava no país em visita privada. Este antigo governante que já deixou a vida política activa, efectuou uma visita de cortesia ao Chefe do Estado Maior General das FARP, General Biaguê Na N´Tan.

Luís Amado visivelmente satisfeito com os trabalhos realizados nesta primeira fase da criação do Museu Militar, saudou a iniciativa e encorajou as forças armadas a levar avante o projecto. A partir de 13 deste mês, o Museu Militar acolheu mais de 300 visitantes entre os quais estudantes das diferentes escolas, combatentes, militares, entidades estrangeiras, jovens de bairros de Bissau.

Porém, para fazer chegar a mensagem da existência do museu, o Estado-Maior General das Forças Armadas produziu um comunicado no qual comunica a todos os cidadãos nacionais e internacionais de que são permitidas as visitas ao Museu Militar todos os Sábados e Domingos das 9 as 17 horas.

Assim sendo, o Estado-Maior General apela todas as entidades nacionais e estrangeiras, Combatentes de Liberdade da Pátria, pessoas individuais e colectivas que possuem documentos, dados bibliográficos dos combatentes, vestuários, fotografias e outros instrumentos ligados a história da Luta de Libertação Nacional, que façam o favor de os lhes fornecer para enriquecer o Museu Militar da Luta de Libertação situado na Amura.

Nesse sentido, prossegue o comunicado, o Estado-maior General convida todos os interessados a visitar o referido Museu.


Para além do museu, os interessados poderão também visitar o Anfiteatro João Bernardo Vieira (Nino) e Sala de Operações André Pedro Gomes, dois combatentes lendários da Luta de Libertação Nacional que dirigiram respectivamente entre várias operações militares, ”a Operação de Guiledje em 1973” e “o Ataque contra o aeroporto de Bissalanca em 1968”. Com as FARP’s

Sem comentários :

Enviar um comentário


COMENTÁRIOS
Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.