sábado, 25 de novembro de 2017

A ONU VAI APOIAR A PRÓXIMA ELEIÇÃO LEGISLATIVA NA GUINÉ-BISSAU EM 2018

A ONU vai apoiar o próximo processo de eleição legislativa no país em 2018, anunciou esta quarta-feira o representante Especial-Adjunto do Secretario geral e Coordenador do Sistema das Nações Unidas.

Segundo David Mclachian-Karr, a ONU no quadro dos seus mandatos, continuará a responder a demanda do povo guineense e prestará assistência técnica e financeira a comissão nacional das eleições (CNE), que tem o papel fundamental para realização do escrutínio.

“A missão das Nações Unidas no país, através do Gabinete Integrado para a Consolidação da Paz (UNIOGBIS) e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PUND), no quadro dos seus mandados e apoio político e técnico respectivamente, continuarão a prestar a assistência técnica e financeira quando for solicitado pelo povo guineense”, declarou o representante adjunto de António Guterres na Guiné-Bissau.

Mclachian-Karr, discursava num dos hotéis da capital a margem da abertura do seminário subordinado ao tema “Liderança, Sistema Eleitoral e Gestão de Contenciosos Eleitorais”, destinado aos Partidos Políticos, Sociedade Civil e Mídias, organizado pela “CNE”.

Na ocasião, o presidente Interino da “CNE, José Pedro Sambú, disse que tem sido apanágio da “CNE” partilhar experiencia eleitoral com todas entidades e personalidades interessadas no processo, visando o aperfeiçoamento do processo eleitoral a dimensão almejada.

“Tem sido privilégio da comissão nacional da eleição criar experiência com várias organizações interessadas no processo eleitoral no sentido de promover transparência de conhecimento, apoiando os esforços da adaptação no contexto das nações, formação visando a modernização da administração eleitoral guineense e aperfeiçoamento do processo eleitoral a dimensão almejada” observou Pedro Sambu.

O encontro, vai contribuir para reforçar a capacidade dos delegados dos partidos políticos, membros da sociedade civil e jornalistas com trocas de informação, experiências e conhecimento entre diferentes atores.

Neste três dias de intenso trabalho, o resultado servirá para engradecer positivamente o processo eleitoral, referiu o representante Especial-Adjunto do Secretario geral e Coordenador do Sistema das Nações Unidas.


David Mclachian-Karr, disse que a ONU espera que os resultados deste seminário permita criar uma cultura de aproximação e diálogo entre as partes interessadas no processo eleitoral, como condições tácitas para que a eleição seja cada vez melhor organizada. Com a radio Jovens da Guiné-Bissau

Sem comentários :

Enviar um comentário


COMENTÁRIOS
Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.