Uma das pedras
angulares do pensamento de Cabral foi a ideia de formação de um «homem novo»,
cidadão de uma sociedade justa, igualitária.
Este ideal,
praticamente presente em todo o pensamento dos homens revolucionários da
época, encontrou a sua expressão máxima na obra Os Condenados da Terra de
Frantz Fanon: “A humanidade espera alguma coisa de nós que não seja essa
imitação caricatural e em geral indecorosa. Se queremos transformar a África
numa nova Europa, a América numa nova Europa, confiemos, então, aos europeus
os destinos dos nossos países. Saberão fazê-lo melhor que os mais dotados de
nós. Mas se queremos que a humanidade avance com audácia, se queremos
elevá-la a um nível diferente do que foi imposto pela Europa, então é
necessário inventar e descobrir. Se queremos responder à esperança dos
nossos povos, não devemos fixar-nos apenas na Europa. Além disso, se queremos
à esperança dos europeus, não devemos reflectir uma imagem, mesmo ideal, da
sua sociedade e do seu pensamento pelos quais sentem de quando em quando uma
imensa náusea. Pela Europa, por nós e pela humanidade camaradas, é
necessário mudar de pele, desenvolver um pensamento novo, tratar de formar um
homem novo”248 . As alterações sociais provocadas na estrutura social pela
acção colonizadora, favoreceu o desenvolvimento de um pequeno grupo
constituído pela «pequena burguesia autóctone» e a manutenção de um grande
grupo composto pelas «massas populares nativas» na sua maioria camponeses.
O primeiro grupo
formado pelo domínio estrangeiro desenraizado, assimilado, económica e
culturalmente alienado afastava-se das massas populares nativas, portadora da
cultura tradicional do país.
Estes dois grupos
constituíram a base do projecto da formação de um «homem novo» negro e
africano, integrado no processo histórico mundial.
248 Fanon, Frantz – Os
condenados da terra. Lisboa: Editora Ulisseia, 1961, p. 311-312.
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