quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Carta pastoral do Bispo de Bafatá

CARTA DE DOM PEDRO ZILLI, AOS DIOCESANOS DE BAFATÁ, PARA ANO PASTORAL 2012-2013. Na sua carta, Dom Pedro disse: “proponho aos diocesanos, algumas reflexões
que tenho levado à frente neste início de ano pastoral: vivência do Ano da Fé, Assembleia Diocesana, Jornada Mundial da Juventude Rio 2013”
1. Vivência do Ano da Fé
Dom Zilli diz que “Juntamente, com toda a Igreja, no dia 11 de Outubro, às 18 horas, na Sé Catedral de Bafatá, iniciou-se o Ano da Fé. Além de uma boa presença de cristãos de Bafatá, a celebração contou com a participação de Bambadinca, Gabu e Contuboel”. Salienta que “ao nível de Diocese, na reunião do Secretariado Pastoral, além da abertura do Ano da Fé no próprio dia 11 de Outubro na Sé Catedral e do convite às paróquias e missões a fazer o mesmo, foi sugerido que uma parte do Conselho Presbiteral de 14 e 15 de Novembro, seja dedicada à reflexão e oração sobre o Ano da Fé. O Secretariado foi unânime sobre a importância de valorizar a Peregrinação Nacional de Cacheu, no dia 08 de dezembro, com o tema ”Maria djudanu kirsi na fe” (Maria ajuda-nos a crescer na fé). Realçou-se que a Assembleia Diocesana prevista para 06 a 10 de maio 2013, será uma excelente ocasião para a vivência do referido ano. Peço, no entanto aos Setores Pastorais e às Comissões Diocesanas que dêem outras sugestões para a sua dinamização na Diocese”. Dom Zilli que “ao seu nível, os Setores Pastorais são chamados a pensar em um programa de atividades para a vivência deste Ano da Fé. Igualmente, as paroquias e missões são chamadas a pensar em iniciativas para o evento”. Salienta “que é na Paróquia que o Ano da Fé deverá ser vivido mais intensamente…e que toda a atividade pastoral na Diocese, nos Setores e nas Paróquias deverá ser iluminada pelo Ano da Fé”. “Sobretudo, exorta Dom Pedro, “rezemos pedindo ao Senhor a graça da Fé. Como os Apóstolos devemos pedir-Lhe: "Aumenta-nos a fé\” (Lc. 17,5) Diz que tanto “comunitária como individualmente, lembremo-nos que o Papa Bento XVI na Carta Apostólica Porta Fidei, nos convida a voltar a nossa atenção para os Documentos do Concílio Vaticano II e para o Catecismo da Igreja Católica”.
2. Assembleia Diocesana
Dom Zilli fala da “Assembleia Diocesana com previsão para os dias 06 a 10 de Maio de 2013. Com o lema ‘TODOS E TODAS NA ESCOLA DE JESUS SERVO’ (Exortação da Conferência Episcopal para a Quaresma 2012) e, tendo presente o apelo do Papa Bento XVI na Exortação Apostólica Africae Munus 13, ‘a África tem necessidade de ouvir a voz de Cristo…’, a Assembleia Diocesana preparará um plano pastoral, para os próximos anos, fundamentado nas Virtudes Teologais: Fé, Esperança e Caridade, procurando inculturá-las a partir do estudo, da reflexão, da compreensão e valorização de determinados valores culturais guineenses”
3. Jornada Mundial da Juventude Rio 2013
Dom Zilli da JMJ Rio 2013 e que “para tal, as Comissões de Juventude das duas Dioceses se reuniram, em Bafatá, no dia 08 de Outubro. Na reunião foi decidido que, além de dois bispos, a intenção é participar com 10 ou 12 jovens das duas dioceses, incluindo os dois sacerdotes diocesanos coordenadores das Comissões da juventude. Neste sentido, as Comissões estão a estabelecer contactos com dioceses e amigos para ver se conseguem ajudas para que a Igreja da Guiné-Bissau não fique fora de um evento eclesial tão importante. Foi dito também que os guineenses se juntarão à pré-jornada mundial da juventude PIME, de 16 a 22 de Julho, no Polo PIME da Vila Missionária em São Paulo”.

Sem comentários :

Enviar um comentário


COMENTÁRIOS
Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.