domingo, 17 de março de 2013

OPINIÃO: Respeitar e Ser respeitado


 Dos Valores perdidos pós -Independência, este é  um que logo ressalta a vista, talvez o mais Sensato ser aclamado neste momento conturbado que o País vive.
RESPEITAR E SER RESPEITADO!
Vamos fazer exercício da mente, eleger o genuíno do um bom Povo que viveu unido, no respeito das diferenças, na tolerância recíproca  dos valores, misturando sem complexos entre diferentes etnias, e também com  sangue derivado de  "sangue cultural" do próprio Dominador, durante todo o período da Dominação Colonial.
Quem viveu assim, não pode hoje  Negar todo este Património Cultural aglutinativa, que faz deste pequeno pedaço de Território equivalente a EUA Cultural.
Sem rodeios Meus Compatriotas devem orgulhar dos nossos antepassados, que sob devastadora Pressão Colonial e durante 500 anos nunca perderam o Norte, tanto menos vender-se Culturalmente, pois sempre acreditaram que as suas etnias, tradições, línguas, religiões para aí fora era algo Deles e á eles cabiam o direito de conservar, era força da união entre eles, nunca deixou que, os Colonizadores (embora sempre tentassem) aproveitassem desta DIVERSIDADE para separar o Povo. Sempre Manteve um Povo, "na irmandade", sempre hospedeira, sempre cooperante um com os outros. A. Cabral (fundador da Nação)  fez desta herança, semente que gerou a união a volta da sua Luta heroica.
Nós devemos fazer desta Herança semente para gerar a UNIDADE rumo ao Desenvolvimento e a edificação da Democracia com tolerância na diferença. Recuperar nossos valores  perdidos com o tempo, passa a ser a obrigação de Todos caso contrário, estamos alienar o nosso Património Cultural.
Não podemos Admitir que, o "neocolonizador" invada o nosso subconsciente, pois a alma dos nossos Avos revoltará a vitória será para lado de CONSENSO.
Dinheiro compra Tudo, menos a Dignidade de um Homem Livre, sejamos livres e Patrióticos, sejamos nós mesmos para que liberdade seja também o pano de fundo para os que ainda que não o são, sintam tenham um futuro.
James Wilbonh Flora

Sem comentários :

Enviar um comentário


COMENTÁRIOS
Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.