sábado, 11 de maio de 2013

OPINIÃO: valorizar a nossa diversidade Cultural

Conhecermos – nos a nós mesmo como Povo, na nossa diversidade Cultural, e daí, valorizar esta própria cultura, estimando-a e privilegiando a promoção e integração da nossa diversidade étnica, como um bem essencial (não como tem sido hostilizado/aproveitado para fins obscuro). Afirmar esta mestiçagem como essência da nossa maior riqueza(A. Cabral).

Assumindo esta condição com orgulho e determinação num preâmbulo inclusivo, integrando os valores culturais de cada etnia, num único substrato homogéneo (obviamente eliminando o que não serve no Séc XXI). Estamos a formar deste modo o formato do novo Homem guineense moderno, isto é, a nossa GUINENDADI. Depois desta união de valores, podemos almejar uma verdadeira Unidade Nacional. Com a Unidade Nacional sólida, qualquer luta é ganha e de certeza teremos o Progresso.

O plagio/alienação cultural que temos vivido ate agora, traduz-se no que somos hoje. Vamos refletir e unirmos esforços no que a nós profundamente diz respeito. As nossas origens, importação/alienação cultural teve custos e ainda estamos a pagar tudo isso.

bom fim de semana, fica aqui a minha opinião, e acredito que se camarada A. CABRAL tivesse vivo hoje, esta seria também a sua segunda luta.

James Wilbonh Flora

2 comentários :

  1. ASEQUAGUI Optima opiniao respeito mutuo na diversidade

    ResponderEliminar
  2. Jorge da Silva mais bom lutar pelo futuro da guime, nao so pela cultura.

    ResponderEliminar


COMENTÁRIOS
Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.