sábado, 24 de agosto de 2013

GUINÉ-BISSAU: AS (IN)CERTEZAS DO GENERAL ANTÓNIO INDJAI E O FUTURO DA GUINÉ-BISSAU


Ouvir a Intervenção completo do Geral António Indjai, chefe do estado-maior das Forças Armadas da Republica da Guiné - Bissau (aqui»»)

António Indjai comenta a situação política na Guiné-Bissau e afirma que não abandonará o seu cargo de chefe do estado-maior das Forças Armadas e, só pode o fazer se for exonerado pelo presidente da republica eleito pelo povo guineense e não pela insinuações externa.

No decurso de uma reunião dos serviços secretos militares e civis em Bissau, o chefe do estado-maior da Guiné-Bissau, general António Indjai teceu algumas considerações sobre a situação política no seu país. O responsável militar guineense acusou nomeadamente os dirigentes políticos locais de não amarem a sua pátria e de se preocuparem antes com o seu bem-estar.

De salientar que a Republica da Guiné – Bissau, conquistou a sua independência em 24 de Setembro de 1973. Foi o único país no mundo que proclamou a sua independência unilateralmente sem consentimentos dos ocupadores do seu território.

Ouvir a intervenção completa e comparada nas seguintes links:

10 comentários :

  1. Nataniel Sanhá-Velho Não estou querendo ser apologista dos actos das forças armadas guineense. Mas, pelo menos Antonio tem coragem de revelar os factos que os guineenses fomentam, e que em nada abonarão para o bem do nosso pais. Por exemplo a denuncia da intenção do SIPRIANO. Por tanto, acho que essa questão deve merecer a preocupação dos guineenses em repudia-la e a eliminar, pois só tem a trazer consequências imaginavelmente nefasta ao nosso pais. Alias, qual é a nossa posição perante esses tipos de atitudes, como do SIPRIANO.

    ResponderEliminar
  2. Wilrane Fernandes Caros compatriotas , ao avaliar o nosso progresso como indivíduos, tendemos a concentrar-nos nos factores externos como a nossa posição social, a influência e a popularidade, a riqueza e o nível de instrução. Como é evidente, são importantes para medir o nosso sucesso nas questões materiais, e é bem compreensível que muitas pessoas se esforcem principalmente por alcançar todos eles. Mas os factores internos podem ser ainda mais cruciais para determinar o nosso desenvolvimento como seres humanos. A honestidade, a sinceridade, a simplicidade, a humildade, a pura generosidade, a ausência de vaidade, a prontidão para servir os outros - qualidades que estão facilmente ao alcance de qualquer criatura -, formam a base da nossa vida espiritual. sejam sempre moderados na vossa intervenção, evitem ser incoerentes nas vossas abordagem ...

    ResponderEliminar
  3. Compatriotas irmaos e amigos, eu penso que todas as pessoas que participam nesse mini-debate nacional guineense sao intecletuais. Considerando quem fala e escreve portugues para se comunicar com irmaos.

    Sendo intecletuais, precisamos de ser um pouco mais cautelosos e compreensivos.

    Estamos discutindo e "brigando" de forma desnecessaria e perdendo tempo. Deixando coisas mais importantes tais como:
    -Como influenciar o eleitorado guineense, na escolha de pessoas certas para governar pais. Porque no meu entender, o povo guineense "vota" nos partidos nao em candidatos. Qualquer candidato que o partido apresentar, o povo vota!!! Isso nao e bom para a nossa mudanca para o desenvolvimento.
    -Descutir sobre qual sera o partido com mais quadros capazes de governar melhor depois destas proximas eleicoes para tirar o pais das crisis de uma vez por todas.
    -Quem deve ser proximo presidente, para orientarmos o eleitorado, a escolher pessoa mais qualidade para ajudar a Guine.
    -Discutir sobre o que deve fazer o proximo governo eleito para acabar com espancamento dos Cidadaos guineense. Ideias novas para ajudar os politicos, governantes, militares em busca de melhores solucoes para o pais.
    -Debate sobre violacao de menores na Guine Bissau e abuso contra mulheres.
    -Debate sobre macro salario dos funcionarios publicos-ideias e mais ideias.

    Cada vez que ha debate no Facebook, eh sempre, sobre o passado, passado e passado:
    Quem matou o flano? Ate quando? Por que?

    Qual e etnia que nao foi vitima dos males do passado: corrupcao, assassinatos, espancamento, prissao sem justa causa, roubos, mutilados, fome, falta de medicamento no Hospital e morte??? Todas sofreram...

    Vale a pena criticar, insultar, acusar, ameacar, ofender, uns aos outros, sem parar?
    Por que nao pensem, vamos deixar o passado, amarmos de novo como na luta contra colonialismo, e desenvolvermos o pais "rico?"

    Eu penso, isto e, na minha opiniao, com muito respeito a opiniao dos irmaos, se os Intecletuais Balantes so escolheram o nome IBD para o Blog, mas nao teem artigos onde falam algo sobre TRIBALISMO, ou algo similar, nao deveria haver preocupacao dos irmaos.
    Releiamos de novo se for necessario.

    Para terminar, primeiro gostaria de pedir desculpas por ter escrito muita coisa, que nao e tao importante, ao meu ver.
    Segundo, queria de dizer o seguinte:
    Se nos o povo guineense, nos deixarmos ser enloquecidos pelos nossos idolos, herois, pais, combatentes, que foram mortos em combate nas nossas guerras, ou assassinados, ou os nossos idolos politicos e governantes agora afastados, E ACEITARMOS FICAR DIVIDIDOS, E ENTRARMOS EM GUERRA COMO JA FOI NOS OUTROS PAISES, O PROBLEMA E SOFRIMENTO SERA SO NOSSO, nao dos nossos idolos!!!

    Nha mantenha!
    Francisco Sanha

    ResponderEliminar
  4. Eu, em primeiro lugar queria agradecer a participação de todos acerca desta conferência.
    Começaria por lamentar os cometários de alguns colegas e felicitar alguns que de facto foram coerentes consigos.
    Agora venho colocar algumas questão aos estimados colegas:
    - Sera que tudo aquilo o General Indjai disse nesta conferência é mentira? E, aquilo o Sr. Cipriano Cassamá lhe disse também é falsa? Se é falsa, porquê é ele (Cipriano)não veio ao público se desmentir isso?
    Quem fomentou o tribalismo na Guiné-Bissau? E quem tem o medo dos balantas? Quando é os balantas fizarm o golpes estado assumindo o poder? Se eles assumiram o poder através de estado, humildemente como intelectual com toda honestidade, acito que realmente que eles são os factores da instabilidade. Mas se não, como cidão preocupado o problema do meu país, diria que não.
    Desde a luta de libertação naconal até hoje 16 de Setembro de 2013 qual é balanta que recruta os balantas para as Aorças Armadas? O nome dele por favor? E se é assim, porque é que os senhores não revindicaram para que as outras etnias sejam recrutadas com mesma quantia?
    O Barite vermelho de DR. Kumba Yala é que troxeu o tribalismo na Guiné.... Bom, é bom este Barite justica! Ou então o DR. Kumba exlpica.... Então os sábios da praça de Bissau, explicam então o Kumba como é que ele pode se identificar a sua etnia? E outro candidatos também que os chepeus das suas etnias durante a campanha eleitoral, o que têm dizer a eles? Talvez eles tragam a unidae? HUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUU.. Sei lá.
    É bom não continuar a deramar a cosolina a volta da nossa casa ( Guiné-Bissau) por que ninguém irá gostar de nós no ponto de nos hospedar durante um mês, seis mês até um ano é mentira. A nossa casa é sempre nossa seja qual for.
    Por isso aconselho os caros compatriotas de fazer-mos as nossas análises com toda siceridade, coerência e sobre tudo com a coragem de dizer a verdade sem camutiar o que é verídico.
    Se nós somos da nova geraçoes vítimas de intrigas dos nossos pais que dirigiram este país depois da independência, náo seria nós a continuar até pior ainda a desenvolver o tribalismo nas órgãos de comunicação. Pelo contrario, devia-nos ser os sensebilizadores e os defensores da Unidade Nacional e da aproximação dos guineenses seja qual for a sua etnia, religião e côr.

    Obrigado a todos.

    Almeida da Silva

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Comentário vazio, desprovido da realidade. Tentando tapar o céu com a mão. a notícia diz respeito a posição ditatorial que o Indjai está exibindo de novo, e você e outros que comentário aqui nem fizeram se referiram a essa atitude de Indjai. Que investiu Indjai como General? Ele mesmo fez golpe e assumiu essa posição. E ainda está querendo continuar ali sem merecimento para tal. Pouca vergonha!

      Eliminar
  5. Fernando Correia Landim Todos nos,perante estas incertezas k pairam nas nossas mentes, vamos lutar para fazer deste país um paraiso em k todos nos nos acomedemos na irmandade e sem insultos.

    ResponderEliminar
  6. preconceito é a ignorância todos nós devemos sempre lutar para acabar com este estupidez.

    ResponderEliminar
  7. Mamassamba Drammeh Kilaru antoni njai i foi grandi omi na guine aos um dia na forsa armada so juventude es ki anos guinensis no misti e tera ku kombatenti luta parel no pensa drito de

    ResponderEliminar
  8. debate sem cabimento vamos parar de fazer camaradagens!!!!! que horór

    ResponderEliminar
  9. Intelectuais Balantas Na Diáspora - compatriotas ou amigos as vossas opiniões e os vossos pontos de vista, procurem estar sempre do lado da moderação para o bem da liberdade, paz e desenvolvimento humano na sua plenitude

    ResponderEliminar


COMENTÁRIOS
Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.