terça-feira, 20 de agosto de 2013

PRT Manuel Serifo Nhamajo reúne-se com representantes dos Partidos políticos PAIGC, PRS e Primeiro-ministro


Bissau – Manuel Serifo Nhamajo reuniu-se esta segunda-feira, 19 de Agosto de 2013  em simultâneo, com o Primeiro-ministro Rui Duarte Barros e repesentantes do PAIGC e PRS, dois Partidos  políticos mais representativos do país.

As partes debateram a questão da administração e gestão da coisa pública, segurança e estabilidade no país, assim como a decorrência da agenda de transição.

À saída do encontro, o porta-voz do PAIGC Augusto Olivais, confirmou isso mesmo aos jornalistas e adiantou que as discussões recaíram sobre os últimos acontecimentos verificados no Instituto de Segurança Social e na Administração dos Portos de Bissau-APGB onde foram suspensos de funções os respetivos responsáveis por alegados desvios de avultadas somas de dinheiro.

“Pelo facto de estarmos no período de transição, ninguém deve pensar que pode aproveitar o que é do público para o seu interesse pessoal”, disse Augusto Olivais. Para ele, esta semana poderá ser “muito determinante e fértil em outros acontecimentos”, sem contudo avançar quaisquer pormenores.

Quando questionado sobre a ausência neste encontro de uma delegação do Tribunal de Contas como órgão jurisdicional fiscalizador da gestão da coisa pública, Augusto Olivais respondeu dizendo que “cada instituição deve assumir a sua responsabilidade”, sugerindo a possibilidade daquele órgão vier a “investigar e responsabilizar criminalmente ou financeiramente os responsáveis de acordo com a infracção cometida”. Em jeito conclusivo, Olivais disse que por parte do Presidente Manuel Serifo Nhamajo, os dois partidos receberam conselhos no sentido de encararem com seriedade os trabalhos neste período de transição para o bem deste povo.

O PRS, na voz do seu Secretário-geral, Florentino Mendes Pereira, sem entrar em pormenores, disse apenas que o Presidente da República, “como o garante da estabilidade, convocou-nos para esta reunião como sendo  dois maiores partidos políticos e, acabámos por analisar em conjunto a situação actual do país, cujos problemas entendemos devem merecer soluções para o bem de todos”.

Sem comentários :

Enviar um comentário


COMENTÁRIOS
Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.