quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Delfim da Silva condena críticas de ex-líder cabo-verdiano aos militares guineenses



Bissau  -  O ministro dos Negócios Estrangeiros do governo de transição da Guiné-Bissau, Delfim da Silva, condenou terça-feira as acusações feitas pelo ex-presidente de Cabo Verde, Pedro Pires, às forças armadas guineenses.

Numa entrevista ao semanário português Expresso, Pedro Pires considerou que as Forças Armadas da Guiné-Bissau, 40 anos após a independência, transformaram-se em “instrumentos de tirania e delinquência”.

“Não gostei”, disse Delfim da Silva, questionado pela Lusa sobre o assunto.
O ministro de transição considera que Pedro Pires comparou os militares a “instrumentos de crime”, o que significa dizer “acabem com as forças armadas da Guiné-Bissau”.

“Tenho imenso respeito pelo comandante Pedro Pires, como chefe militar da libertação nacional, ex-primeiro-ministro e presidente de Cabo Verde”, mas “não posso concordar”, com tal ideia, referiu.

Delfim da Silva admite que haja “gente dentro e fora das forças armadas que pode cometer delitos”, mas não aceita uma generalização a toda a instituição militar.

O governante guineense acrescentou ainda que respeita “a moderação que Pedro Pires sempre teve”, pelo que “surpreende esta nota muito pouco moderada”.

O responsável pela pasta dos Negócios Estrangeiros refere, no entanto, que as declarações não vão interferir nas relações entre os dois países.

Pedro Pires “é uma figura pública respeitada e respeitável, mas neste momento não representa Cabo Verde”, concluiu.

1 comentário :

  1. Comandante de cozinheiros de feijão muito frustrado com fome ele quer sorascus, Pedro Pires é muito respeito por governos da Guiné Bissau mas agora ele torno muito ativido parece com primeiro ministro José Maria Neves mariga ,e António Aly Silva Tolo, dodo, burrão.Lamine Câmara.

    ResponderEliminar


COMENTÁRIOS
Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.