sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Presidente da Nigéria já está em Bissau



Presidente da República Federal da Nigéria chegou esta manhã à cidade de Bissau, para uma visita oficial de 9 horas.

Goodluck Jonathan foi recebido pelo seu homólogo guineense, o Presidente de Transição Manuel Serifo Nhamajo, com quem pretende abordou, sobretudo o desenrolar do processo de transição na Guiné-Bissau.

Logo após a sua chegada, Presidente Goodluck Jonathan foi depositar uma coroa de flores junto ao túmulo de Amílcar Cabral, na Fortaleza da Amura, em Bissau.

Este evento foi seguido da sua deslocação à sede da Assembleia Nacional Popular guineense, onde discursou perante os deputados da nação.

No seu discurso, o chefe de estado nigeriano pediu à União Africana e à Uniao Europeia o levantamento de sanções contra a Guiné-Bissau, como forma de minimizar o sofrimento do povo guineense e prometeu a continuação dos apoios técnicos e financeiros da CEDEAO e da Nigéria.

Entretanto, à luz dos acontecimentos que culminaram com o assassinato de um cidadão nigeriano, Goodluck Jonathan pediu às autoridades do país no sentido de responsabilização dos autores desse crime a 8 de Outubro, assim como da vandalização da embaixada da Nigéria na Guiné-Bissau. Todavia, ele garantiu que esses incidentes do mês passado não irão afectar as relações entre Abuja e Bissau.

A agenda do Presidente nigeriano prevê também encontros com o PRT Manuel Serifo Nhamajo e outros elementos do Governo de Transição.

Antes de deixar o país, Goodluck Jonathan terá um encontro com a comunidade nigeriana residente em Bissau e participará numa conferência de imprensa conjunta a ter lugar no Aeroporto Internacional Osvaldo Vieira.

ANG/ tchogue

Sem comentários :

Enviar um comentário


COMENTÁRIOS
Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.