domingo, 13 de abril de 2014

Comunicado de Imprensa da CNE da Guiné – Bissau


2º Ponto da Situação

A nota mais relevante que tenho para vos assinalar é da da confiança pessoalmente expressa pelo Senhor representante do Secretário-geral da ONU, na CNE, mais particularmente ao seu Secretariado Executivo, na pessoa do nosso Presidente, Juiz Augusto Mendes.

Depois de ter apreciado o ambiente e trabalho de diversas Assembleias de Voto a funcionarem na capital do País, enalteceu o civismo da nossa população, na visita que fez pessoalmente questão de realizar à Comissão Natural de Eleições, às primeiras horas desta tarde.

Estaríamos plenamente satisfeitos pelo desempenho dos nossos Agentes Eleitorais, não fosse o caso dos contratempos decorridos na identificação das Assembleias de Voto, por parte dos Cidadãos Eleitores.

Clarificados que foram já os fatores que estiveram na sua origem, a Comissão Nacional de Eleições não pode deixar de sublinhar o facto de, no dia de hoje, serem os próprios Eleitores a associarem-se na resolução desta questão, de uma forma digna de registo, pela manifestação de civismo e cidadania que representa.

Hoje esse esforço é o único que nos enaltece, depois de todo o trabalho prévio de apoio ao GTAPE, tanto pelos nossos Animadores Cívicos durante a Campanha de Educação Cívica, que decorreu até ao dia 11, como pelas estruturas e Órgãos Regionais.

Com estimativas naturalmente por aferir com maior precisão, podemos dizer que no Sector Autónomo de Bissau, que cerca de 60% dos Eleitores já exerceu o seu Direito de Voto.

Nas outras regiões, onde o contacto com as Assembleias de Voto é mais difícil, porque algumas localizadas bem longe das Sedes Regionais, os números só poderão ser precisados lá mais para o fim da tarde.

Ler aqui na CNE

Sem comentários :

Enviar um comentário


COMENTÁRIOS
Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.