domingo, 13 de abril de 2014

Ponto da Situação do fecho das urnas das eleições gerais 2014


Comunicado de Imprensa

Começamos por pedir desculpas pelo atraso em que estamos a dar-vos conta do final da Votação.

Marcámos o encontro para as 18 horas. Talvez nos tenhamos precipitado, pois a essa hora ainda havia Assembleias de Voto, um pouco por todo País, ainda com fila de Eleitores para votarem.

Esse aspecto ficou a dever-se a 2 factores principais:
- A grande afluência dos Eleitores ao Ato de Votação,
- A Logística teve de fazer reforço de boletins em muitas Assembleias de Voto.

Estes aspectos relacionam-se também com o novo mapeamento de Assembleias de Voto que teve de ser adaptado ao Recenseamento Eleitoral, o que levou a que em alguns casos o número de eleitores inscritos fosse superior, o que obrigou a desdobrar as Mesas de Voto.

Como todos sabem, a Lei determina que enquanto houver Eleitores na fila, a Assembleia tem de manter-se aberta, para proporcionar que Todos possam exercer o seu Direito de Voto.

No entanto, na grande maioria, as Mesas já estão em fase de contagem e apuramento de resultados, que vai prolongar-se pela noite dentro.

Continuamos a não ter registo de incidentes, fora dos que identificámos. Resta assinalar o registo de Bigene, que obrigou à presença do Presidente da Comissão Regional de Cacheu a um acompanhamento permanente, por falta quase total de distribuição de cartões de eleitores nessa zona.

Por último,
A CNE tem o grato prazer de saudar vivamente o civismo demonstrado pelo nosso Povo, que no balanço mais imediato que podemos fazer, sem dados precisos, dita que estas Eleições Gerais tiveram a maior afluência de sempre dos Eleitores, sobretudo se comparados com Processos Anteriores.

Finalizando,
Em termos operativos, terminada a contagem e apuramento das Assembleias de Voto, as urnas serão levadas pelos Presidentes de Mesa, sob protecção da Força Conjunta, para cujo o desempenho, a Comissão Nacional de Eleições quer deixar uma manifestação de apreço e confiança.

Antes de nos despedirmo-nos, por hoje,
Uma convicção profunda:
Estas Eleições Gerais de 2014 foram a demonstração clara do empenho de Todos, Eleitores, Candidatos e Candidaturas;
Órgãos e Agentes Eleitorais;
Amigos e Parceiros, que ao longo do dia fizeram questão de saudar a CNE, na pessoa do seu Presidente, Juiz Conselheiro, Augusto Mendes.

Obrigada.

Sem comentários :

Enviar um comentário


COMENTÁRIOS
Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.