quinta-feira, 17 de abril de 2014

PAIGC agradece pela maioria obtida conseguida nas eleições legislativas e pede vitória para seu candidato presidencial na segunda volta



O Presidente do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC) agradeceu hoje, ao povo da Guiné-Bissau pela “maioria absoluta conseguida nas eleições legislativas e uma maioria simples nas presidenciais” de 13 de Abril último.

Em conferência de imprensa para reagir à publicação quarta-feira pela Comissão Nacional de Eleições (CNE), dos resultados de eleições gerais, Domingos Simões Pereira, para além de realçar o “civismo e patriotismo do povo guineense”, prometeu que o PAIGC irá corresponder as expectativas e as aspirações dos guineenses durante a sua governação, onde” trabalhará pela paz, reconciliação nacional e o desenvolvimento do país”.

Sobre os resultados provisórios da CNE que dão ao PAIGC 55 dos 100 mandatos já atribuídos, com a excepção dos dois da diáspora por apurar, Simões Pereira afirma que os mesmos não coincidem com os de gabinete técnico do partido e diz esperar pelo resultado definitivo que, segundo disse, dará 58 mandatos a esta formação política.

Em relação a segunda volta das presidenciais que opõem o candidato do PAIGC, José Mário Vaz ao independente, Nuno Nabiam, Simões Pereira assegura que, tendo em conta a vantagem do “JOMAV” no primeiro turno, o mesmo sairá vencedor dentro de três semanas.

Por seu turno, o candidato do partido dos “camaradas”, na sua intervenção no acto agradeceu ao eleitorado pela maioria relativa alcançada e pediu ao povo que lhe dê a vitória na segunda rodada para nomeadamente, garantir a estabilidade governativa nos próximos cinco anos.

Aos militares, José Mário Vaz promete, se for Presidente da República, diálogo, ”sem perseguições e nem vinganças”, porque, segundo ele, “todos somos irmãos”.

O ex-ministro das Finanças do governo deposto pelo golpe de estado de Abril de 2012 obteve 252.269 votos que correspondem a 40 por cento dos votos validos. Para ser vencedor deveria arrecadar 50+1 por cento dos votos validos.

//ANG

Sem comentários :

Enviar um comentário


COMENTÁRIOS
Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.