sexta-feira, 11 de julho de 2014

Berlim expulsa chefe dos serviços secretos dos EUA


O governo alemão anunciou, esta quinta-feira, a expulsão do responsável dos serviços secretos norte-americanos na Alemanha, no âmbito dos casos de espionagem ao serviço de Washington.

"Foi pedido ao representante dos serviços secretos na embaixada dos Estados Unidos da América para deixar a Alemanha", declarou um porta-voz do governo, Steffen Seibert, em comunicado.

Esta expulsão surge "em reação à quebra de cooperação (constatada) após os esforços para esclarecer" a atividade de agentes dos serviços secretos americanos na Alemanha, explicou um deputado alemão, Clemens Binninger, que preside à comissão parlamentar sobre os serviços secretos, após uma reunião, esta quinta-feira, em Berlim.

A polícia alemã levou a cabo, na quarta-feira, uma operação de busca na residência e no escritório de um indivíduo, na zona de Berlim, tratando-se, segundo a imprensa alemã, de um contratado pelos serviços secretos alemães que é acusado de ter fornecido informações secretas aos Estados Unidos.

O caso foi conhecido após a detenção, na semana passada, de um homem de 31 anos que trabalhava nos serviços de informações da Alemanha (BND), suspeito de ter vendido 200 documentos à CIA.

Entre os documentos constam informações sobre os trabalhos da comissão parlamentar alemã sobre as ações de vigilância em grande escala da Agência Nacional de Segurança (NSA) dos Estados Unidos, de que também foi alvo a própria chanceler Angela Merkel.

Ler mais aqui»»

Sem comentários :

Enviar um comentário


COMENTÁRIOS
Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.