quarta-feira, 26 de novembro de 2014

A ONG Ajuda Amiga juntou-se à prevenção da ébola na Guiné-Bissau.


A ajuda será dada através da produção e distribuição de folhetos informativos, distribuição de sabão nas escolas em ações de sensibilização e informação sobre o ébola e a importância da higiene, distribuição de lixívia, para desinfeção de escolas e hospitais, etc.


O folheto sobre o ébola foi concebido por um grupo de voluntários, constituído por médicos, "especialistas" em crioulo e outros. Foi escrito em português e em crioulo da Guiné-Bissau, para mais facilmente poder ser transmitido e entendido pela população da Guiné-Bissau e da comunidade guineense em Portugal.


É grande a preocupação sobre a possibilidade do ébola chegar à Guiné-Bissau, porque as consequências serão muito graves, face à falta de infraestruturas e meios para o combater. O vírus na Guiné-Conakri continua sem controlo e em Outubro passado alastrou-se a Boké, região que faz fronteira a sul e a leste com a Guiné-Bissau.

O vírus tem um impacto ao nível da saúde e outro ao nível económico, onde a área do turismo é a primeira a sofrer as consequências.

A campanha de angariação de apoios decorre até 9 de Janeiro, pois a Ajuda Amiga irá enviar um contentor com ajuda no fim do mês de Janeiro de 2015 para Bissau.

A Ajuda Amiga envia todos os anos um contentor para a Guiné-Bissau, numa ajuda focada no apoio ao ensino e à língua portuguesa, mas este ano, face ao risco de alastramento do ébola, houve que desenvolver também esforços contra este vírus.

Sem comentários :

Enviar um comentário


COMENTÁRIOS
Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.