sexta-feira, 28 de novembro de 2014

O Presidente da República da Guiné-Bissau, José Mário Vaz, exonerou o ministro da Administração Interna



O Presidente da República, José Mário Vaz, exonerou hoje através do Decreto Presidencial, o ministro da Administração Interna, Botche Candé.

No documento assinado pelo chefe de Estado, refere apenas que o ministro Candé terá sido apresentado o seu pedido de demissão ao Primeiro-ministro, Domingos Simões Pereira.

Uma fonte do gabinete do ministro demitido, disse que “o ministro apresentou verbalmente o pedido da sua demissão ao chefe de executivo, (por não saber escrever), durante a reunião do Conselho da Defesa Nacional que teve lugar esta manhã, na sequência dos últimos acontecimentos que ocorreram na fronteira da zona norte do país.

De acordo com o Decreto Presidencial, as funções do ministro da Administração Interna serão exercidas, interinamente, pelo Secretário Estado da Ordem Pública, Doménico Sanca.

De referir que o Conselho da Defesa Nacional, reuniu-se esta manhã sob a convocatória de Presidente da República, para analisar a situação da presença de uma fação de rebeldes do Movimento das Forças Democráticas de Casamança (MFDC) no território nacional. Este órgão consultivo do presidente é composto por Presidente da República, Primeiro-ministro, um elemento da Assembleia Nacional Popular, ministro da Defesa Nacional, Chefe de Estado-maior General das Forças Armadas e os chefes dos três ramos das forças armadas, ministro do interior e o ministro dos Negócios Estrangeiros.

Entretanto, uma fonte governamental informou ao nosso jornal que o Primeiro-ministro, Domingos Simões Pereira, convocou o Conselho de Ministros esta tarde para analisar a questão da fronteira norte e a demissão do ministro da Administração Interna.

Recorde-se que no passado dia 23 de Novembro, um grupo de rebeldes liderados por César Badiane interceptou a comitiva do ministro Candé que se encontrava de visita no setor de Farim, norte da Guiné-Bissau com o Senegal.


Sem comentários :

Enviar um comentário


COMENTÁRIOS
Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.