terça-feira, 11 de novembro de 2014

Salario dos deputados da Guiné-Bissau

"Muito grave é a opinião de Victor Hugo, se assumida como a defesa oficiosa (para não dizer a voz oficial) da Presidência da ANP: sugerir que o Governo beneficia de «fringe benefits» (a que, sem subtileza, chamam descaradamente «luvas»), compensando o seu «magro» salário com «exorbitâncias». Este contra-ataque de baixo nível revela uma gritante ausência de sentido de Estado (que Cipriano Cassamá já havia demonstrado ao exigir arrogante e publicamente, exorbitando claramente as suas funções, a demissão do Ministro das Finanças), contribuindo para a ideia da persistência e enraizamento dos velhos vícios." - J. F. Gomes

Por, Victor Hugo

Convém esclarecer a opinião Pública que tem sido manipulada e hipnotizada pelos miúdos agora promovidos a diretores no novo governo pelo simples fato de ter trabalhado no Facebook em prol do DSP.

A intenção do Presidente da ANP, Cípriano Cassama, foi boa e dela tiveram conhecimento há muito tempo quer o Primeiro-Ministro assim como o Senhor Geraldo Martins Ministro da Finanças.

Passemos aos fatos:

1º A razão da proposta do presidente da ANP não é maldosa, mas sim fundamentada no facto dos deputados serem os parentes pobres da política Guineense, ganhando cera de 800 euros mais ou menos, sendo que:

a) O Primeiro-Ministro ganha mais de 6000 euros mensais;
b) Os ministros ganham mais de 3000 mil euros;
c) O presidente da república ganha mais de 7000 euros;
d) Mesmo o presidente da ANP ganha mais de 10000 euros;

Por esse fato, este último sentiu-se na obrigação de colocar sob debate o aumente de vencimento dos membros do parlamento que é a instituição que ele defende, para os equiparar ao dos membros do governo, tendo em conta que os membros do governo acabam por ganhar muitos extras, e beneficiar de “luvas” em todos os negócios em que o estado realiza na área sob a sua tutela, valores astronómicos que juntam aos 3000 euros e no caso do Primeiro-ministro aos 6000 euros.

2º Esta proposta já era do conhecimento do governo que na altura da apresentação do Orçamento retificativo de 2014, tendo o Primeiro-ministro dito que o aumento não tinha cabimento em 2014, mas que em 2015 já fazia sentido e seria possível, dado assim o seu aval (concordado), assim como o Ministro da Finanças (Geraldo Martins);

3º O Presidente da Assembleia Nacional Popular (ANP), limitou-se a perguntar ao governo qual a razão de não acompanharem nos seus documentos uma proposta com a qual eles mesmos concordaram, e aceitaram para 2015, e que já tinha sido aprovado na assembleia, ao que estes responderam na praça pública, através de sites, blogs, etc, usando para tal a sua tropa de elite que atua no Facebook, quando os assuntos do estado devem ser tratados com sigilo e elevação. Esta política de usar o Facebook para “chorar” e tentar condicionar os adversários e manipular a opinião pública, poderá vir a trazer amargos de boca ao Primeiro-Ministro.

4º Em nome da transparência que ele tanto diz defender, pede-se ao Primeiro-Ministro que divulgue os acordos assinados com a EurAtlantic, porque os preços apresentados como de lançamento e que não devem diferir dos finais, não têm cabimento para quem conhece a estrutura de custos do setor da aviação, por isso, é preciso que divulguem o acordo assinado, que é um documento do estado e não pessoal, para que se possa saber:

a) De que taxas foi isentada a companhia EuroAtantic, porque razão, e em beneficio de quem;
b) Que GRUPINHO negociou, assinou e beneficiou com este acordo;
c) Que o Presidente da Republica tinha razão e estava a defender os interesses do País quando se levantou de viva voz contra este GRUPINHO, que “CHORA” e vem a internet tentar manipular as pessoas, quando estão a monopolizar o estado da Guiné-Bissau.

Foi assim caros compatriotas que começaram todos os grande ditadores mundiais, basta rever a história, foi com ajuda do povo que pensava estar a defender a verdade que os grandes monstros da política mundial se fizeram, de início tiveram largo apoio popular e usaram os meios de comunicação para enganar o povo.

Fiquemos atentos, pensemos de forma desapaixonada, esqueçamos os blogs e os sites, e pensemos de forma logica e coerente porque está se a apoiar a evolução de um GRUPINHO que já domina a GUINE-BISSAU, se não vejamos: No PAIGC não falam com ninguém limitam-se a anunciar o que fizeram, no governo entre o DSP o JBV e o GM decidem tudo e beneficiam de tudo ao seu belo prazer, ainda por cima tentam denegrir todos os outros órgão de soberania.

TENHAMOS CUIDADO O FANATISMO É PERIGOSO e pode cegar-nos.

Nota: Os artigos assinados por amigos, colaboradores ou outros não vinculam a IBD, necessariamente, às opiniões neles expressas.

14 comentários :

  1. O presidente da ANP ganha mais de 10.000 Euros!!!???... Porquê!!!???... ESTÁ MAL.... O POVO DEVE SAIR ÀS RUAS PARA EXIGIR A DIMINUIÇÃO DESTE VALOR. O QUE FAZ UM PRESIDENTE DA ANP PARA GANHAR TUDO ISSO???...

    ResponderEliminar
  2. acho que estes questoes devem ser bem revidas, depois vem salrios em atraso, funcionarios com salarios muitissimo magros principalmente os medicos, este e uma vergonha, ja nos outros paises o sistema da consulta sao informatizados em todos hospitais ligados a farmacias laboratorios e com ligaçao das outras tecnologias de informaçao e voces homens e mulheres adultos a gozar com paciencia deste povo ja 40 anos ou mais. tomem grande cuidados e perigoso a revolta do povo, ou moremos todos ou vivemos em paz.

    ResponderEliminar
  3. Agostinho Tambá disse: Na minha modesta opinião como cidadão guineense, acho que o presidente do parlamento desconhece algumas alíneas dos artigos que confere poderes numa democracia. Ele na qualidade de presidente do parlamento não pode e nem deve pedir a demissão de qualquer membro do governo pois ele não é a oposição, devemos ter em conta o que rege a constituição. Ao mesmo tempo eu compreendo a dor de muitos colegas nas suas opiniões sobre a matéria, mas devemos saber: onde, como e quem de direito a expressar sobre certos assuntos. SER POLITICO NÃO BASTA

    ResponderEliminar
  4. Intelectuais Balantas Na Diáspora - compatriotas ou amigos as vossas opiniões e os vossos pontos de vista, procurem estar sempre do lado da moderação para o bem da liberdade, paz e desenvolvimento humano na sua plenitude

    ResponderEliminar
  5. ESSES PROBLEMAS JÁ FORAM ESQUECIDOS ESTANDO OS POLÍTICOS MERGULHADOS EM AGUAS TURVAS CHEIAS DE COMBES E DJACACUBÉS. ACUDAM, QUANDO O SALARIO MINIMO É 29.000 FRANCOS CFA, ELE ESTA A CERCA DE 7.000.000, 00 FRANCOS, O REPRESENTANTE NUMERO DO POVO.

    ResponderEliminar
  6. Mauricio Amin Concordo plenamente com opinião do mano Didinho. Uma outra coisa não consegue entender, por que o presidente da ANP ganha mais que o presidente da república?

    ResponderEliminar
  7. Waldir Jalo Vejam esse link https://m.facebook.com/story.php?story_fbid=1131255280265206&id=100001422339021&hc_location=ufi

    ResponderEliminar
  8. Balde Amado Uma boa reflexão Sr.Hugo.
    E isso mesmo, devemos estar mto atentos com esta manipulação na comunicação social,porque estes bandos investerem muito nesta area para enganar o nosso pasciente povo.

    ResponderEliminar
  9. Tchinho Kaabunke Uma coisa que eu não concordo é que todos ganham muito e não era para sem assim, país é muito pobre para pagam esse salário. Pela conta que eu fiz, cada mês eu construiria uma duas escolas ou um hospital de família com esse salário, e em 12 meses teríamos 12 pequenos hospitais para atendimentos nas tabancas e setores, ou 24 escolas de qualidade.

    ResponderEliminar
  10. Amelia Costa Injai Assim com estes ordenados , com a desigualdade salarial gritante
    ( professores que educam , e tecnicos de saúde ) ?
    E com o que produzem os deputados, melhor não produzem , Não vamos lá!!!

    ResponderEliminar
  11. Waldir Jalo Isso dói, e dói a qualquer cidadão do bem, dói àqueles que acordam cedo para ir cumprir o seu horário laboral todos os dias, dói àqueles que trabalham a noite inteira na esperança de chegar o fim de mês e conseguir pagar as suas contas, dói àquelas pessoas que deixaram as suas famílias e foram procurar pós graduações no estrangeiro para que possamos enfrentar novos desafios com pessoal técnicos qualificados, dói àquelas pessoas de famílias humildes cujas as mães venderam mancara nos becos para pagar os seus estudos e hoje são doutores e dão tudo para o seu país, mas o seu salário não dá para comprar nin lens pa paga si mame gardicimento. Dói e dói muito ver que o nosso destino entregue à essa gente sem noção do Estado!

    ResponderEliminar
  12. Carmelita Pires Ao menos que estivessem a trabalhar! Doía menos. Evidentemente que nunca quiseram uma política salarial.

    ResponderEliminar
  13. Tchinho Kaabunke É o que eu sempre falo, podemos copiar exemplo dos nossos povos não urbanizados. Cada um desses povos têm bons exemplos, se tomamos exemplo dos Balantas, aqueles velhos que vão para conselho político de Balanta Bindang, o ofício não lhes impedem de trabalhar nas plantações do arroz, nesse caso, não é de função política que eles tiram sustento. Em Guiné Bissau deveríamos fazer o seguinte, se a pessoa é médico, mecânico, professor ou de outra profissão na função pública, quando elegido deputado, presidente ou ministro, ele deveria ser dispensado sempre que necessário de cargo público para assumir estes cargos temporariamente (4 anos até terminar o mandato e voltar), mas nesse caso continuaria a ganhar seu salário de função pública, onde mais tarde ele vai para reforma. No meu ponto de vista estes cargos temporários não deveriam ter salários, apenas custos com viagem, comida e moradia em Bissau e durante o período de seções parlamentares. Se o deputado não tem caneta comprida, o governo pode criar condições para sua qualificação, uma vez que em muitos casos são senhores que se desenvolveram outros tipos de saberes tradicionais com visão do mundo diferentes dos escolarizados. E podem contribuir como foi possível na luta de libertação. Irmão Calo Bissau

    ResponderEliminar
  14. Venancio Vieira https://m.facebook.com/story.php?story_fbid=1131255280265206&id=100001422339021&hc_location=ufi

    Salarios de Deputados da Guiné-Bissau ou então não existe politica salariar na Guiné-Bissau, por causa de corrupção do PAIGC

    ResponderEliminar


COMENTÁRIOS
Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.